A representação artística de corpos vulneráveis durante a Ditadura Militar em “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e “Situação T/T1”, de Artur Barrio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79643

Palavras-chave:

literatura, artes visuais, corporeidade, subalternização, ditadura.

Resumo

Este artigo objetiva analisar se e como o poema “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e a arte-performance “Situação T/T1”, de Artur Barrio, compartilham o intuito de representar a corporeidade de sujeitos subalternizados e subversivos oprimidos pela ditadura militar brasileira (1964-1985) e, desse modo, promover o engajamento político a partir de processos de experimentação artística. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico de, dentre outros textos, Bezerra (2004), Gagnebin (2006), Chagas (2017), Custódio (2021) e Alves et al. (2022). Conclui-se que as duas produções dialogam entre si por representarem corpos vulneráveis, seja por miserabilidade ou por resistência política, interligarem a memória individual do artista a uma luta política e por rejeitarem uma produção artística apartada de responsabilidades éticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Letras, com concentração em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), sob a orientação do Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de: Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ALVES, Lucas de Oliveira et al. Arte contemporânea na cidade: Tensionamentos e estranhamentos na obra “trouxas ensanguentadas”, de Artur Barrio. Psicologia Política, v. 22, n. 53, 2022, p. 232-245.

BEZERRA, Kátia da Costa. Lara de Lemos: o tenso rememorar da ditadura militar no Brasil. Graphos, João Pessoa, v. 6, n. 2/1, 2004, p. 85-94.

BÍBLIA, A. T. Salmos. In: Bíblia Sagrada. Tradução de: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Vida Nova; Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, p. 773-911.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Tradução de: Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. São Paulo: Civilização Brasileira, 2015.

CHAGAS, Tamara Silva. Situação T/T1, de Artur Barrio, e a arte-guerrilha conforme Frederico Morais. ARTis ON, Lisboa, n. 5, 2017, p. 134-142.

CUSTÓDIO, Jacqueline. A poética da carne dilacerada em Trouxas Ensanguentadas. História Em Revista, Pelotas, v. 27/1, 2021, p. 10-27.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, história, testemunho. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 49-57.

GINZBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita do testemunho. In: GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 51-59.

GOLIN, Luana Martins. A Bíblia como Literatura. Revista Caminhando, São Paulo, v. 26, jan./dez. 2021, p. 1-17.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução de: Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Olhares, 2021.

INVENTÁRIO. In: MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2023. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/invent%C3%A1rio/>. Acesso em: 03/10/2023.

LEMOS, Lara de. Entrevista com Lara de Lemos. Entrevista concedida a Cinara Ferreira Pavani, Porto Alegre, 14 jan. 2009.

LEMOS, Lara de. Inventário do medo. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1997.

NUNES, Fábio. As “trouxas ensanguentadas” de Artur Barrio. Esquerda Diário, Vale do Paraíba, s. p., 21 nov. 2016. Disponível em: <https://www.esquerdadiario.com.br/As-trouxas-ensanguentadas-de-Artur-Barrio>. Acesso em: 8 out. 2023.

OLIVEIRA, Évila Ferreira de. Protocolos de representação do espaço prisional na escrita de resistência de Charlotte Delbo e Lara de Lemos. Revista TOPUS, Uberaba, v. 2, n. 1, p. 34-51, jan./jul. 2016.

PAVANI, Cinara Ferreira. A memória dos anos de chumbo em Inventário do Medo, de Lara de Lemos. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 5, 2009, p. 27-42.

PRADO JÚNIOR, Caio. “Cuadernos y Correspondencia [manuscritos inéditos]”. In: MARTINS-FONTES, Yuri (org.). Caio Prado: Historia y Filosofía. Rosário (Argentina): Editorial Último Recurso / Ed. Núcleo Práxis-USP, 2020.

MELLO, Vicente de. Trouxa. Itaú Cultural, São Paulo, 1969. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4066/trouxa>. Acesso em: 8 out. 2023.

REIS, Bruna Santiago dos. A escrita poética de Lara de Lemos: entre poéticas e recepções. 2022. 251 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Tradução de: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SHINN, Terry. Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 43-81, 2008.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

SANTOS, Gustavo Oliveira dos. A representação artística de corpos vulneráveis durante a Ditadura Militar em “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e “Situação T/T1”, de Artur Barrio. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 98–110, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.79643. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/79643. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê (Estudos de Literatura)