A tortura do olhar no inferno de Sartre: a função do outro na peça "Huis Clos"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81976Keywords:
Sartre, Entre Quatro Paredes, Huis Clos, olhar, outro.Abstract
Na peça Huis Clos (Entre quatro paredes), acompanhamos três personagens: Garcin, Inès e Estelle, que são trancados juntos em uma sala após suas mortes. À espera de enxofre, fogo e tortura física no além-vida, surpreendem-se ao notar que o suposto inferno é, na verdade, a simples convivência constante com o outro. Neste cenário, por meio de uma análise das características desse inferno criado por Sartre, buscamos entender questões caras para a filosofia do autor, em especial o papel do olhar enquanto instrumento de reconhecimento e as dimensões conflituosas da existência do outro.
References
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno. Introdução, tradução e nota de Vasco Graça Moura. São Paulo: Landmark, 2005, p. 49.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CAMUS, Albert. A queda. Tradução: Valerie Rumjanek. 21ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
CAMUS, Albert. A náusea, de Jean-Paul Sartre. In: CAMUS, Albert.. A inteligência e o cadafalso. Tradução de Manuel da Costa Pinto e Cristina Murachco. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2018, p. 119-122.
FERRET, Antoni. La creencia en el mito del infierno es la aberración más grande que ha habido en la historia de la humanidad. Religión Digital, 06 de jul. 2019. Disponível em: <https://www.religiondigital.org/opinion/Antoni-Ferret-creencia-aberracion-humanidad-infierno-iglesia-religion-diablo_0_2137586227.html>. Acesso em 09 de mai. 2024.
FURLAN, Reinaldo. A relação com o outro em Sartre. Memorandum, v. 24, 2013, p. 85-99. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2023.
GAIMAN, Neil. Sandman, Prelúdios & Noturnos. São Paulo: Conrad, 2005.
GONÇALVES, Aline Ibaldo. O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, v. 8, n. 2, p. 55–71, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.570>. Acesso em 05 de mai. 2024.
LE GOFF, Jacques. O nascimento do Purgatório. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2017.
LEOPOLDO e SILVA, Franklin. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: UNESP, 2004.
LEVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. Tradução de Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo; BRANDÃO, Eli. O diabo na arte e no imaginário ocidental. In: MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo, et al. O demoníaco na literatura. Campina Grande: EDUEPB, p. 277-290, 2012. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/y742k/pdf/magalhaes-9788578791889-21.pdf>. Acesso em 05 de mai. 2024.
OLIVEIRA, Carolina Mendes Campos. A psicanálise existencial de Jean-Paul Sartre na peça "Entre Quatro Paredes": o jogo de espelhos do encontro com o outro. Anais do I Simpósio de Psicologia Fenomenológica. Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2023.
PINCH, Geraldine. Egyptian Mythology: A Guide to the Gods, Goddesses, and Traditions of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2004.
RAFFA, Guy P. The complete Danteworlds: a reader's guide to the Divine Comedy. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
SARTRE, Jean-Paul. Huis Clos suici de Les mouches. Paris: Gallimard, 2000.
SARTRE, Jean-Paul. O que é a literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2007.
SCHELER, Max. L'homme du ressentiment. Paris: Librairie Gallimard, 1933. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3413044x/f7.item.zoom>. Acesso em: 4 abr. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.