Como lamber a língua de Roland Barthes: uma entrevista com Paloma Vidal
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84096Palavras-chave:
Paloma Vidal, Roland Barthes.Resumo
Na entrevista internacional para o dossiê Escritos de Artistas, a Palimpsesto – revista discente do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ – teve a oportunidade de conversar com a professora, tradutora e escritora Paloma Vidal. Doutora em Letras pela PUC-Rio, atualmente leciona Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Nascida em Buenos Aires, viveu dos 2 aos 25 anos no Rio de Janeiro. A vivência entre Brasil e Argentina se reflete em sua produção teórica e literária. Como pesquisadora, tem se dedicado à literatura latino-americana contemporânea e a questões de teoria da literatura, ligadas, entre outras, a narrativas de exílio, migrações e viagens; à literatura escrita sob ditaduras; às escritas do eu e à performance; aos diários, cadernos e outras formas de anotação; a questões de tradução e do viver entre línguas. Escritora prolífica, publicou diversos ensaios teóricos, romances, contos, poesia entre outros, além de manter o blog “Lugares onde eu não estou” (www.escritosgeograficos.blogspot.com). Nossa conversa partiu da relação de Paloma Vidal com os escritos de Roland Barthes, cuja obra foi objeto de pesquisa da autora e com que ela dialoga em sua obra poética e ensaística. Lançou pela editora Tinta-da-China, no final de 2023, o livro de ensaios Não Escrever [com Roland Barthes].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.