Ensinar literaturas africanas para quê? Reflexões acerca do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79844Palavras-chave:
Ondjaki, Ensino de Literatura, BNCC, Lei 10.639/03, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Resumo
Mesmo com a proposta da BNCC de “diversificar ao longo do Ensino Médio, [...] produções das culturas juvenis contemporâneas [...] incluindo entre elas a literatura africana de língua portuguesa” (Brasil, 2017, p. 524) e o sancionamento da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da cultura, história e literatura dos povos africanos e indígenas na educação brasileira, o ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico ainda é quase nulo, muitas vezes nem aparecendo nos livros didáticos oferecidos aos alunos. Assim, a intenção deste artigo é propor uma reflexão acerca da importância do ensino dessas literaturas e todas as problemáticas que o envolvem, trazendo ainda algumas ideias de abordagem educacional a partir da obra A Bicicleta que tinha Bigodes (2011), do autor angolano Ondjaki.
Referências
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. 2017. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 16 ago. 2023.
CABRAL, Ana Beatriz. O texto, o contexto e o pretexto: ensino de literatura, após a reforma do ensino médio. 2008. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
NOA, Francisco. Uns e outros na literatura moçambicana: ensaios. São Paulo: Editora Kapulana, 2017.
ONDJAKI. A bicicleta que tinha bigodes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Literatura para todos”. Literatura e Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006. DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i9p16-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/19709 . Acesso em: 7 ago. 2023.
RUIZ PARADISO, Silvio; SOUSA, Andreza Santiago de. As literaturas africanas de língua portuguesa nos currículos de letras das universidades federais brasileiras. Porto das Letras, v. 7, n. 3, p. 80 - 121, 5 jun. 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11545 . Acesso em: 16 de ago. 2023.
SANTOS, Camila Ramos; ROCHA, Marlúcia Mendes da. A bicicleta que tinha bigodes: uma escritura em voz alta de Ondjaki. fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2847. Acesso em: 21 ago. 2023.
SEIDL, Surian. A bicicleta que tinha bigodes: para uma (re)significação de Angola através da leveza do olhar infantil. lume.ufrgs.br, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102207?locale-attribute=pt_BR. Acesso em: 21 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.