Ensinar literaturas africanas para quê? Reflexões acerca do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79844

Palavras-chave:

Ondjaki, Ensino de Literatura, BNCC, Lei 10.639/03, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Resumo

Mesmo com a proposta da BNCC de “diversificar ao longo do Ensino Médio, [...] produções das culturas juvenis contemporâneas [...] incluindo entre elas a literatura africana de língua portuguesa” (Brasil, 2017, p. 524) e o sancionamento da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da cultura, história e literatura dos povos africanos e indígenas na educação brasileira, o ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico ainda é quase nulo, muitas vezes nem aparecendo nos livros didáticos oferecidos aos alunos. Assim, a intenção deste artigo é propor uma reflexão acerca da importância do ensino dessas literaturas e todas as problemáticas que o envolvem, trazendo ainda algumas ideias de abordagem educacional a partir da obra A Bicicleta que tinha Bigodes (2011), do autor angolano Ondjaki.

Biografia do Autor

Letícia Franzini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos, tendo como tema da pesquisa a contemporaneidade e a representação feminina na literatura moçambicana. Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2022). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, realizando pesquisas nesta área (contemplada com bolsa CNPq) durante a graduação.

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Franzini, L. (2024). Ensinar literaturas africanas para quê? Reflexões acerca do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 336–350. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79844