Entre o sonho e o ativismo negro: o teatro religioso, de Júlio Romão da Silva
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76364Palavras-chave:
Júlio Romão da Silva, Teatro, Ativismo negro.Resumo
Neste artigo revisitamos a dramaturgia de Júlio Romão da Silva, especificamente as duas peças que deram a ele maior visibilidade: A Mensagem do Salmo e José, o Vidente, de modo a compreender que o teatro religioso é ressignificado, uma vez que, numa temática que dialoga com a atualidade, faz emergir valores universais como paz, justiça, liberdade e perdão. Em A Mensagem do Salmo, por exemplo, a busca da liberdade usurpada de povos africanos é evocada em forma de manifestação de militância do Movimento Negro. O objetivo é analisar as peças teatrais sob o prisma da negritude, bem como a atuação do autor enquanto ativista negro no contexto da dramaturgia religiosa.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Tradução, introduções e notas: Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1990.
CAMPELO, Ací; FERREIRA, Elio (org.). Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2012.
CAMPELO, Ací; Vida e obra de Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012a.
CAMPELO, Ací; A dramaturgia de Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012b.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.
FERREIRA, Elio. Apresentação Quem é Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012a.
FERREIRA, Elio. A mensagem do Salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da negritude Brasileira e o griot nos tempos da ditadura militar. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012b.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogo. Organização Flávia Rios, Márcia Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
NATÁLIA, Lívia. Intelectuais escreviventes: enegrecendo os estudos literários. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
SILVA, Júlio Romão da. Teatro. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2018.
SILVA, Júlio Romão da. Um legado de 90 anos de luta em forma de arte para a valorização de identidades. Sapiência. Teresina-Pi, nº 15, ano V, mar. 2008, p. 06 e 07.
SILVA, Júlio Romão da. Luis Gama: o mais consequente poeta satírico brasileiro. Rio de Janeiro: edições MLG, 1998.
SOUZA, Elio Ferreira. Negralização do ‘Evangelho’ Bíblico no Teatro Afro-brasileiro de Júlio Romão da Silva. Literafro. 2012. Disponível em: www.letras.ufmg.br/literafro. Acesso em: 01 nov. 2021.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.