Entre o sonho e o ativismo negro: o teatro religioso, de Júlio Romão da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76364

Palavras-chave:

Júlio Romão da Silva, Teatro, Ativismo negro.

Resumo

Neste artigo revisitamos a dramaturgia de Júlio Romão da Silva, especificamente as duas peças que deram a ele maior visibilidade: A Mensagem do Salmo e José, o Vidente, de modo a compreender que o teatro religioso é ressignificado, uma vez que, numa temática que dialoga com a atualidade, faz emergir valores universais como paz, justiça, liberdade e perdão. Em A Mensagem do Salmo, por exemplo, a busca da liberdade usurpada de povos africanos é evocada em forma de manifestação de militância do Movimento Negro. O objetivo é analisar as peças teatrais sob o prisma da negritude, bem como a atuação do autor enquanto ativista negro no contexto da dramaturgia religiosa.

Biografia do Autor

Cristina Gomes de Brito, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Letras Português, possui mestrado em Letras Português, Especialização em Estudos Literários e Gestão Empresarial, graduação em Licenciatura plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí. É Assistente em Administração da Universidade Federal do Piauí. Atuou como tutora a distância no curso de Letras Português a distância da Universidade Federal do Piauí de 2014 a 2022. Foi Orientadora de Alunos do Ensino Médio através PRONATEC. Foi Professora substituta do curso de Letras na Universidade Estadual do Piauí. Atuou como professora tecnóloga na Faculdade IEST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Tradução, introduções e notas: Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1990.

CAMPELO, Ací; FERREIRA, Elio (org.). Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2012.

CAMPELO, Ací; Vida e obra de Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012a.

CAMPELO, Ací; A dramaturgia de Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012b.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

FERREIRA, Elio. Apresentação Quem é Júlio Romão da Silva. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012a.

FERREIRA, Elio. A mensagem do Salmo: o Evangelho segundo Júlio Romão da Silva, o teatro da negritude Brasileira e o griot nos tempos da ditadura militar. In: CAMPELO, Ací; Ferreira, Elio. Júlio Romão da Silva, entre o formão, a pena e a flecha: fortuna da obra de um escritor negro brasileiro. - Teresina: EDUFPI, 2012b.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogo. Organização Flávia Rios, Márcia Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

NATÁLIA, Lívia. Intelectuais escreviventes: enegrecendo os estudos literários. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

SILVA, Júlio Romão da. Teatro. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2018.

SILVA, Júlio Romão da. Um legado de 90 anos de luta em forma de arte para a valorização de identidades. Sapiência. Teresina-Pi, nº 15, ano V, mar. 2008, p. 06 e 07.

SILVA, Júlio Romão da. Luis Gama: o mais consequente poeta satírico brasileiro. Rio de Janeiro: edições MLG, 1998.

SOUZA, Elio Ferreira. Negralização do ‘Evangelho’ Bíblico no Teatro Afro-brasileiro de Júlio Romão da Silva. Literafro. 2012. Disponível em: www.letras.ufmg.br/literafro. Acesso em: 01 nov. 2021.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Brito, C. G. de. (2024). Entre o sonho e o ativismo negro: o teatro religioso, de Júlio Romão da Silva. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 364–376. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76364

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)