Cantar a infância, viver a morte, narrar o pesadelo: as memórias da ditadura militar brasileira nas narrativas e na canção de Caetano Veloso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81554

Keywords:

ditadura militar, memória, testemunha, canção, gênero complexo.

Abstract

 Em seu livro Verdade Tropical e em textos publicados no jornal O Pasquim, o músico Caetano Veloso narra sua experiência com a ditadura militar brasileira, desde a primeira vez que viu tanques de guerra pelas ruas até a sua prisão e posterior exílio. O artista destaca como, naquele período, a dificuldade de comunicar seus sentimentos diante da experiência traumática fê-lo se sentir ora infantil, ora morto. Empregando a metodologia de contrastar a canção It’s a long way com os relatos de Caetano Veloso em alguns excertos dos seus textos narrativos, este trabalho propõe uma discussão de como o gênero canção facilitou a expressão das sensações de infância, pesadelo e morte experimentadas pelo músico durante a ditadura militar brasileira, narradas claramente em 1997, mas já cantadas em 1972.

Author Biography

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Doutoranda em Letras: Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

References

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

CIVITA, Victor (Editor e diretor). Jackson do Pandeiro e os nordestinos. Nova História da Música Popular Brasileira. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

DAVINO, Leonardo. Sujeito cancional: Verbivocoperformance poética contemporânea. Ipotesi, Juiz de Fora, v.20, n.1, p. 87-100, jan./jun, 2016.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

JOYCE, James. Ulysses. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

NASCENTES, Antenor. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: A Encadernadora, 1932.

PROUST, Marcel. Sodoma e Gomorra. Tradução de Mário Quintana. Porto Alegre: Editora Globo, 1971.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: 3. O Tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

SILVEIRA, Alexandre Henrique. A ferida ainda não cicatrizada: memória, trauma e testemunho em K: relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2022.

VELOSO, Caetano. Letras. Organização de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

VELOSO, Caetano. Hoje quando acordei. In: VELOSO, Caetano. O mundo não é chato. Organização de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VELOSO, Caetano. Ipanemia. In: VELOSO, Caetano. O mundo não é chato. Organização de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

WISNIK, Guilherme; SAMPAIO, Maria Guimarães. Cronologia. In: WISNIK, Guilherme. Caetano Veloso. São Paulo: Publifolha, 2005.

DISCOGRAFIA

BEATLES. Let it be. EMI Records, 1970.

CAYMMI, Dorival. Canções praieiras. Odeon, 1954.

LEÃO, Nara. Nara. Elenco, 1964.

RIBEIRO, Peri. Odeon 14766. Odeon, 1961.

VÁRIOS ARTISTAS. Jackson do pandeiro e os nordestinos. Gravações elétricas S.A., 1979.

VELOSO, Caetano, Transa. Philips/Phonogram, 1972.

Published

2024-05-14

How to Cite

Perdigão, H. R. S. (2024). Cantar a infância, viver a morte, narrar o pesadelo: as memórias da ditadura militar brasileira nas narrativas e na canção de Caetano Veloso. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 111–135. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81554

Issue

Section

Dossiê (Estudos de Literatura)