Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Palimpsesto é uma revista discente gratuita, quadrimestral, que publica textos de mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e especialistas em coautoria com algum dos perfis anteriores. São interesses da revista textos que estejam inseridos em qualquer perspectiva teórica ou prática das grandes áreas de Letras, Linguística e Literatura, bem como de suas possíveis interseções, como com a História, Filosofia, Psicologia, Arqueologia ou Pedagogia, dentre muitas outras. Publicamos artigos escritos originalmente em português, inglês, espanhol e francês.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos é feito em caráter duplo-cego (peer view) por dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou pareceristas externos ad hoc, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. A avaliação das resenhas fica a cargo do corpo editorial da revista.

Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes itens: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica. Os textos devem ser inéditos. Plágio não é tolerado. No caso de má-conduta, a Palimpsesto buscará publicar retratações, esclarecimentos e correções.

Por motivos técnicos, como grande volume de submissões, os editores reservam-se o direito de estabelecer prioridades para a inclusão do artigo na edição. Assim, um artigo aprovado pelos avaliadores pode eventualmente não ser indicado para publicação.

 

Periodicidade

A partir de 2018, Palimpsesto começa a ter periodicidade quadrimestral de publicação, com previsão de publicação para maio, setembro e dezembro. 

 

Política de Acesso Livre

A Palimpsesto oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não cobramos, também, encargos para submissão nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Políticas de Internacionalização

A partir de 2018, Palimpsesto entrou em nova fase editorial, com destaque especial para as políticas de internacionalização do periódico. Destacamos, especialmente, três modificações que adotamos:

a) A aceitação de textos em quatro línguas, a saber: português, inglês, espanhol e francês;

b) A indexação em bases internacionais em todas as línguas descritas acima;

c) Maior interlocução, pela entrevista, buscando sempre autores brasileiros e estrangeiros para responder a questões próximas, de acordo com cada chamada específica de dossiê.

 

Histórico do periódico

"Palimpsesto é uma revista fundada, organizada e diagramada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Preocupados em editar um periódico sério, estes alunos e alunas convidaram vários intelectuais de renome, de dentro e de fora da UERJ, para compor o seu conselho consultivo". Com esse texto, em março de 1999, o professor Gustavo Bernardo Krause apresentava a revista Palimpsesto ao público, em seu primeiro número.

Desde então, periodica e ininterruptamente, os alunos do PGLETRAS/UERJ mantiveram e honraram a empreitada iniciada na virada do milênio: a de manter em atividade uma revista acadêmica séria, com qualidade destacada. O conselho consultivo, renomado com o de outrora, assegura tal seriedade.

Mais do que isso, é fundamental dizer: Palimpsesto era e ainda é gerida pelos próprios alunos do PGLETRAS/UERJ, em todos os seus aspectos. A eles, acima de tudo, devemos os louros de uma revista que, há quase 20 anos, esforça-se em manter os mesmos ideiais de sua fundação.

Em 1999, com a publicação do primeiro número, a revista surge para atender uma demanda de divulgação da produção do corpo discente, com periodicidade anual. Havia uma necessidade explícita de publicizar pesquisas e contribuições que, normalmente, não seriam divulgadas, por serem feitas por discentes.

A partir de 2009, por necessidade de fluxo e para melhor organização e adequação da revista, sua periodicidade passou a ser semestral.

Acompanhando a evolução tecnológica, os novos recursos e exigências institucionais, em 2018, a Palimpsesto passa a integrar o Open Journal System (OJS), no Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ. Sua periodicidade passa a ser quadrimestral e amplia-se o seu caráter de internacionalização. Com isso, muda-se também o layout da página, recuperando a identidade visual de suas primeiras edições impressas. Nesse contexto, destaca-se a indexação nacional e internacional e a conquista do DOI (Digital Object Identifier).