A experiência urbana das mulheres no romance "Clara dos Anjos", de Lima Barreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79876

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Experiência urbana, Mulheres, Clara dos Anjos, Lima Barreto.

Resumo

A intenção deste trabalho é fazer uma investigação sobre as diferentes formas de pertencimento e deslocamento de personagens mulheres dentro do espaço narrativo suburbano criado em Clara dos Anjos. Através de diversas cenas literárias, aspectos da vida urbana são apresentados na obra em questão, e assim, Lima Barreto constrói uma narrativa cujas linhas estão entrelaçadas de ficção e de relatos sobre o espaço suburbano de sua época. Pontuaremos como os projetos de políticas públicas acabaram por interferir significativamente na atividade da experiência urbana, para tal nos apoiaremos nos estudos socioculturais que cercam o conjunto sujeito-cidade. A partir da perspectiva de cidade-camada e cidade-texto (GOMES, 2008), veremos que a materialidade é fundamental para os estudos da vivência urbana feminina, criando, de fato, um dinamismo entre camadas, texto, corpo e espaço.

Biografia do Autor

Janaína Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Letras - Português e Francês pela mesma Universidade. Tem interesse nos estudos sobre Literatura Brasileira e Experiência urbana.

 

Referências

BARRETO. Lima. Cronista do Rio. In: BARRETO, Lima. Organização de Beatriz Resende. O Convento. Autêntica: [S.l.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluinfile.php/4416597/mod_resource/content/1/lima%20barreto.pdf. p. 53-57.

BARRETO, Lima. "As enchentes”. In: BARRETO, Lima. Vida Urbana, 1915, s.p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000173.pdf.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann Tropical. A renovação urbana na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Documentação e Informação Cultural, 1992. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204210/4101387/pereira_passos_haussmann_carioca.pdf.

BENJAMIN, Walter. O flâneur. In: WALTER, Benjamin. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas. Volume 3. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOSI, Alfredo. O Pré-Modernismo .In: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1979.

BRANDÃO. Luis, Alberto. Descorporificações. In: BRANDÃO. Luis, Alberto. Teorias do Espaço Literário. p. 251-254, 2013.

ELKIN, Lauren. Flâneuse: mulheres que caminham pela cidade em Paris, Nova York, Tóquio, Veneza e Londres. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Fósforo, 2022.

GALDINO, Pedro; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Notas. In: BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics & Companhia das Letras, 2012.

GOMES. Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

KERN. Leslie. Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens. Tradução de Thereza Roque da Motta. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Monteiro, J. (2024). A experiência urbana das mulheres no romance "Clara dos Anjos", de Lima Barreto . Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 242–257. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79876

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)