A fantasmagoria do ver e o movimento do viver: notas sobre a experiência urbana em Poe, Woolf e Evaristo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81768

Palabras clave:

fantasmagoria, flâneur, Woolf, Poe, Evaristo.

Resumen

O artigo busca aproximar a flânerie narrada no conto “O homem da multidão”, de Poe, e no ensaio “Street Haunting”, de Virginia Woolf, a partir de um regime de visão específico que se caracteriza pela prevalência do fantasmagórico. Testando essa hipótese, o texto avança para as particularidades de cada flânerie enquanto movimento pela cidade, lendo as situações narradas a partir sobretudo da leitura benjaminiana que associa fantasmagoria ao fetiche da mercadoria. Findo esse primeiro momento, apresenta-se nova perspectiva de movimento na e da cidade a partir do conto “O cooper de Cida”, de Conceição Evaristo, que prescinde de qualquer elemento fantasmagórico e, justamente nessa ausência, enseja novas leituras sobre a relação entre ritmo e existência na cidade.

Biografía del autor/a

Ghabriel Ibrahim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Literatura Brasileira no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é bolsista FAPERJ e pesquisa letras coloniais com ênfase no século XVII.

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Ibrahim, G. (2024). A fantasmagoria do ver e o movimento do viver: notas sobre a experiência urbana em Poe, Woolf e Evaristo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 258–275. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81768

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)