As múltiplas vozes do deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80688Palavras-chave:
Aida Gomes, Os pretos de Pousaflores, resenha, deslocamento.Resumo
Nesta resenha, pretende-se uma apreciação crítica da obra Os pretos de Pousaflores (2023), de Aida Gomes, inicialmente publicada em 2011 em Portugal, e recém publicada no Brasil. O texto procura versar sobre características interessantes e chamativas do romance tratado, entre elas a sua escrita polifônica que evoca diversas vozes, e nesse sentido, diversos pontos de vista de uma experiência de deslocamento entre países; o realce da narrativa em tratar os temas do racismo e do não-pertencimento de imigrantes africanos em Portugal; e além disso, o tratamento destinado às mulheres negras em um ambiente majoritariamente branco e de mentalidade colonial.
Referências
GOMES, Aida. Os Pretos de Pousaflores. Alfragide: Dom Quixote, 2011.
GOMES, Aida. Os pretos de Pousaflores. 1. ed. São Paulo: Editora Funilaria, 2023.
LEAL, Maria Luísa. Escritas literárias de uma deslocação histórica o “retorno”. Revista do CESP, Belo Horizonte, v. 39, n. 61, p. 87-99, 2019.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020
WIESER, Doris. “The Frizzy Hair of the Retornados: “Race” and Gender in Literature on Mixed-Race Identities in Portugal”. In: Peralta, Elsa (org.): The Retornados from the Portuguese Colonies in Africa Memory, Narrative, and History. London: Routledge, pp. 150-170. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.