Ser ou não ser poeta? Reflexões sobre o lugar da poesia na produção de Roberto Bolaño

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81738

Keywords:

Roberto Bolaño, poesia, poesia latino-americana, Literatura Comparada.

Abstract

O presente trabalho propõe-se a uma investigação do lugar da poesia no interior da obra do escritor chileno Roberto Bolaño. Este, um dos mais relevantes prosadores latino-americanos de sua geração, insiste em afirmar-se, ao longo de sua produção e em entrevistas, como poeta, embora suas publicações em verso sejam muito menos numerosas e prestigiadas do que seu trabalho no campo da narrativa. Em razão disso, cabe pensar as razões que podem levar a essa insistência, apesar do desequilíbrio entre as duas formas literárias, bem como no lugar da poesia em si no campo da cultura como um todo, enquanto artefato marginal e de menor prestígio comercial. Para o desenvolvimento do artigo, são mobilizados críticos da obra do escritor e pensadores, poetas e filósofos que tomam a poesia como ponto de interesse.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rubens Corgozinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Literatura Comparada e Teoria da Literatura e graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Possui experiência nas áreas de literatura comparada e literatura brasileira. É participante do grupo de pesquisa Espaços da Literatura Contemporânea e do Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) da FALE/UFMG, onde ministra regularmente minicursos aos alunos de graduação. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa centrado na obra de Rubem Fonseca em que se destacam reflexões sobre o gênero policial, violência, moralismo e marginalidade.

References

ALVES, Wanderlan. Orfandade, movimento, presença: Sobre uma ética da literatura em Putas

asesinas, de Roberto Bolaño. In: Revista Criação & Crítica, n. 21, p. 127-146, 2018.

AYALA, Matías. Notas sobre la poesía de Roberto Bolaño. In: Bolaño salvaje. Barcelona: Editorial Candaya, 2008.

BLUME, Jaime. Roberto Bolaño poeta. In: Territorios en fuga: Estudios críticos sobre la obra de Roberto Bolaño. Santiago: FRASIS editores, 2003.

BOLAÑO, Roberto. Sensini. In: Llamadas telefónicas. Barcelona: Alfaguara, 2017.

BOLAÑO, Roberto. A universidade desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

BOYM, Svetlana. Death in quotation marks: cultural myths of the modern poet. Harvard University Press, 1991.

ECHEVARRÍA, Ignacio. Bolaño extraterritorial. In: Bolaño salvaje. Barcelona: Editorial Candaya, 2008.

MARQUES, Ana Martins. Prosa (II). In: Risque esta palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

NOVOA, Marcelo. Roberto Bolaño o retrato del poeta perro. In: Territorios en fuga: Estudios críticos sobre la obra de Roberto Bolaño. Santiago: FRASIS editores, 2003.

PAULS, Alan. La solución Bolaño. In: Bolaño salvaje. Barcelona: Editorial Candaya, 2008.

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PLATÃO. Íon. Lisboa: Editorial Inquérito, 1988.

PROMIS, José. Poética de Roberto Bolaño. In: Territorios en fuga: Estudios críticos sobre la obra de Roberto Bolaño. Santiago: FRASIS editores, 2003.

Published

2024-05-14

How to Cite

CORGOZINHO, Rubens. Ser ou não ser poeta? Reflexões sobre o lugar da poesia na produção de Roberto Bolaño. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 173–185, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.81738. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/81738. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê (Estudos de Literatura)