Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81509

Palabras clave:

música, silêncio, morte, Teolinda Gersão.

Resumen

Este artigo pretende fazer uma leitura do livro O regresso de Júlia Mann a Paraty (2021), de Teolinda Gersão, levando em conta as ideias de som e silêncio e compreendendo-o como a captura de três silêncios: momentos de pensamento, escrita e morte. Além disso, busca analisar as relações entre as personagens e a música, entendendo, assim, de que forma o som e o silêncio são relevantes para a composição da obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Belarmino Lourenço da SIlva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Letras Vernáculas, na área de concentração Literatura Portuguesa, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Letras - Português/ Literaturas e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma instituição. Sua monografia de pós-graduação se intitula “O paraíso são os outros: amor é resistência” e relaciona a obra do autor Valter Hugo Mãe ao conceito de “poesia resistência” do crítico literário Alfredo Bosi. Sua pesquisa, atualmente, consiste em uma análise da obra literária do autor Pedro Eiras, considerando os vários rastros de intertextualidade em sua obra e suas aprofundadas pesquisas e leituras acerca da obra de Maria Gabriela Llansol.  

Citas

AGUIAR, Werner. Música: poética do sentido: Uma onto-logo-fania do real. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura - Poética). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004.

BLANCHOT, Maurice. A literatura e o direito à morte. In: A parte do fogo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 291-330.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Curitiba: Medusa, 2018.

FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. Os devaneios da intimidade em O regresso de Júlia mann a Paraty, de Teolinda Gersão. In: Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023. p. 269-289.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 9ª Ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.

GERSÃO, Teolinda. O regresso de Júlia Mann a Paraty. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

GIRARD, René. Do desejo mimético ao duplo monstruoso. In: A violência e o sagrado. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990. p. 181-210.

HOCHBERG, Joel. John Cage's 4'33". YouTube. 2010. Disponível em: https://youtu.be/JTEFKFiXSx4?si=XkgB6HFojmNMFPBl. Acesso em: 25 nov. 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4ª Ed. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

SILVA, Karen Belarmino Lourenço da. Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty". Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 521–536, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.81509. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/81509. Acesso em: 22 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)