Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81509

Keywords:

música, silêncio, morte, Teolinda Gersão.

Abstract

This article aims to read Teolinda Gersão’s book, O regresso de Júlia Mann a Paraty (2021), through ideas of sound and silence. It aims to understand the book as the capture of three moments of silence: thinking moments, writing moments and death. It also analyzes the relationships between the characters and music, understanding, therefore, how sound and silence are relevant to the composition of the book.

Author Biography

Karen Belarmino Lourenço da SIlva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Letras Vernáculas, na área de concentração Literatura Portuguesa, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Letras - Português/ Literaturas e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma instituição. Sua monografia de pós-graduação se intitula “O paraíso são os outros: amor é resistência” e relaciona a obra do autor Valter Hugo Mãe ao conceito de “poesia resistência” do crítico literário Alfredo Bosi. Sua pesquisa, atualmente, consiste em uma análise da obra literária do autor Pedro Eiras, considerando os vários rastros de intertextualidade em sua obra e suas aprofundadas pesquisas e leituras acerca da obra de Maria Gabriela Llansol.  

References

AGUIAR, Werner. Música: poética do sentido: Uma onto-logo-fania do real. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura - Poética). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004.

BLANCHOT, Maurice. A literatura e o direito à morte. In: A parte do fogo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 291-330.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Curitiba: Medusa, 2018.

FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. Os devaneios da intimidade em O regresso de Júlia mann a Paraty, de Teolinda Gersão. In: Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023. p. 269-289.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 9ª Ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.

GERSÃO, Teolinda. O regresso de Júlia Mann a Paraty. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

GIRARD, René. Do desejo mimético ao duplo monstruoso. In: A violência e o sagrado. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990. p. 181-210.

HOCHBERG, Joel. John Cage's 4'33". YouTube. 2010. Disponível em: https://youtu.be/JTEFKFiXSx4?si=XkgB6HFojmNMFPBl. Acesso em: 25 nov. 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4ª Ed. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Published

2024-05-14

How to Cite

SIlva, K. B. L. da. (2024). Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty". Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 521–536. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81509

Issue

Section

Estudos de Literatura (Tema livre)