Apontamentos para uma crítica textual de "O interior da matéria", de Joaquim Cardozo e Roberto Burle Marx
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81758Palavras-chave:
Joaquim Cardozo, Roberto Burle Marx, poesia brasileira, crítica textual.Resumo
Apesar do crescente estudo acerca da produção literária de Joaquim Cardozo, O interior da matéria (1975) permanece uma obra pouco explorada pela crítica. Uma possível razão para tal presença escusa talvez resida no fato de que a edição princeps da obra, produzida conjuntamente com Roberto Burle Marx, seja de difícil acesso para os pesquisadores, notadamente por sua escassa circulação e altos valores mercadológicos caudatários de sua configuração artesanal. O presente estudo enseja dar um passo a mais no processo de democratização do acesso à obra, levantando os aspectos paratextuais específicos da primeira edição, que foram preteridos nas reedições subsequentes. Também será feita análise crítica de dois dos vinte poemas, e duas das vinte gravuras que compõem o corpo da obra.
Downloads
Referências
CARDOZO, Joaquim. Poesia Completa e Prosa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar e Massangana, 2007.
CARDOZO, Joaquim. Poesia Completa e Prosa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar e Massangana, 2010.
CARDOZO, Joaquim; BURLE MARX, Roberto. O interior da matéria. 1ª ed. Rio de Janeiro: Fontana, 1975.
DANTAS, Maria da Paz Ribeiro. O Mito e a Ciência na Poesia de Joaquim Cardozo. 1ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Recife: FUNDARPE, 1985.
DANTAS, Maria da Paz Ribeiro. Joaquim Cardozo: Contemporâneo do Futuro. Recife: ENSOL, 2003.
LESSING, Gotthold Ephraim. Obras. 1ª ed. Tradução: Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2016.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O problema da Evolução dos Estilos na Arte Mais Recente. Tradução: João Azenha Jr. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.