A escrita política de Samir Machado de Machado em "O crime do bom nazista"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81692Palavras-chave:
Ficção contemporânea, Narrativa criminal, Literatura brasileira.Resumo
Publicado em 2023, O crime do bom nazista é o título do romance escrito por Samir Machado de Machado. O livro propõe uma releitura do gênero policial, construindo, assim, um contraponto entre a história política do Brasil, no início do século XX, e a ascensão do nazismo. Apresento uma resenha crítica do livro e proponho breves apontamentos sobre a literatura de entretenimento na ficção brasileira contemporânea.
Downloads
Referências
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. O gênero policial como máquina de narrar. In: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Belo Horizonte, MG: Relicário, 2020.
ORWELL, George. Por que escrevo e outros ensaios. Tradução Cláudio Marcondes. São Paulo: Penguin e Companhia das Letras, 2021.
PAES, José Paulo. Por uma literatura de entretenimento (ou: porque o mordomo não é o único culpado). In: A aventura literária. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 25-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.