v. 9 n. 1 (2023): Janeiro/Abril - Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Imagem com ilustração com olhos na área superior e áreas coloridas, o título da revista no centro e a marca da revista no cabeçalho.
Publicado em 31 de março de 2023.
Publicado: 31-03-2023
  • Editorial

    Vania Finholdt Angelo Leite
    3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74032

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN

  • O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
    10-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
  • A DIFÍCIL ARTE DE SER PROFESSOR INDÍGENA: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Iran Abreu Mendes
    30-46
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480
  • ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES

    Maiara Pereira Assumpção, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
    47-66
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440
  • APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE

    Rony Freitas, Marcelo Almeida Bairral
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74543
  • A ESCRITA DE SI COMO DISPOSITIVO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE COFORMAÇÃO

    Luís Gustavo Rodrigues Marcondes, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
    87-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70200
  • “NOVAS FORMAS DE APRENDER” PARA ENSINAR MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

    Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Wedeson Oliveira Costa
    107-125
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70650
  • INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO

    Mariana dos Reis Alexandre, Daniela Melare Vieira Barros
    126-145
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Flaviane Pelloso Molina Freitas
    146-164
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70489
  • A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    165-184
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70719
  • EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

    Madeline Gurgel Barreto Maia, Dario Fiorentini
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689
  • MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Rosângela Milagres Patrono, Ana Cristina Ferreira, Plínio Cavalcanti Moreira
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517
  • A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E DAS ÁGUAS, NA AMAZÔNIA PARAENSE

    Claudia Maria Rodrigues Barros, Cristian Rafael Silva Souza, Maria do Socorro Dias Pinheiro
    225-242
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70462
  • O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: A ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DAS PROFESSORAS CURSISTAS

    Alex Almeida de Souza, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lucia Merlini
    243-262
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70857
  • O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO E A FORMAÇÃO HÍBRIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o poder dos símbolos

    Caio Oliveira, Sandra Magina
    263-283
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70575

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM EDUCADOR CRISTIANO MUNIZ

    Vania Finholdt Angelo Leite, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lúcia Merlini
    284-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74003

Relatos de experiências

  • A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Joana Nély Marques Bispo
    306-317
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70312
  • GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

    Ediane de Fátima Jacques, Luis Fernando Lopes, Tania Clemente da Silva
    318-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.69765
  • REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

    Lucas Melo, Fabio Menezes, Daniela Mendes
    330-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70682
  • ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS

    Bruna Martins Cruvinel, Kharem Eduarda Miamoto Alves, Cristiane Monteiro Dos Santos, Catarina Teixeira
    342-349
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520

Resenhas

Demanda contínua

  • IDENTIDADES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM INÍCIO DA ESCOLARIDADE DURANTE O ENSINO REMOTO

    Maria de Lourdes Ramos da Silva, Giovanna Avalone Rovai
    355-370
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.60095
  • AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS: "AUMENTADORES DE CAMINHOS” DE UMA PROFESSORA

    Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado
    371-387
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70386
  • OFICINAS DE ARTE COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O QUE ISTO SIGNIFICA?

    Beatriz Sancovschi, Jerusa Machado Rocha
    388-403
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.65577
  • SOBRE TRAJETÓRIAS DE EDUCAR NA DIFERENÇA: CONVERSAS DIARIADAS (ENTRE) EXPERIÊNCIAS EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    Anelice Ribetto, Raquel Reis Monteiro
    404-422
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.66314