v. 24 (2023): Infância, juventude: interseccionalidades

					Visualizar v. 24 (2023): Infância, juventude: interseccionalidades
Publicado: 10-05-2023

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75618

Infância, juventude: interseccionalidades

  • Apresentação: infância, juventude: interseccionalidades

    Juan Pablo Alvarez, Ligia Maria Aquino, Stela Guedes Caputo
    2-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75584
  • “Colega, senta que o babado é bom”: escolas, currículos e fuxicos

    Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Alexsandro Rodrigues
    6-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64209
  • Experiência estética descolonizadora: desenvolvimento da consciência de si e do outro

    Larissa Gotti Pissinatti, Nerli Nonato Ribeiro Mori
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64336
  • Avaliação intercultural/decolonial no currículo dos cursos de filosofia com emancipação social

    Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Luís Fernando Lopes
    33-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64379
  • ‘Se fosse um passarinho, também iria voar’: a escola e a educação das crianças em situação de acolhimento institucional

    Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva
    46-57
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64388
  • Efeitos interseccionais das violações de direitos: territórios da pobreza infantil

    Ana Maria Eyng, Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Laueni Ramos Padilha
    58-70
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64465
  • Pode a criança falar? Sobre feminismos subalternos, infâncias e educação infantil.

    Andrea Braga Moruzzi, Anete Abramowicz
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64513
  • Masculinidade do bandido: juventudes socioeducativo, entre hegemonia e subalternidade

    Izabela de Faria Miranda, Frederico Assis Cardoso, Guilherme de Alcântara
    83-95
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64662
  • Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias

    Monica Fantin, Gilka Girardello, José Douglas Alves dos Santos
    96-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64678
  • Lápis cor de pele: entre “riscos” e rabiscos das infâncias negras nos cotidianos escolares

    Lillian Ferreira Rodrigues, Maria Simone Euclides, Heloisa Raimunda Herneck
    113-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64690
  • Trajetórias femininas no Complexo da Maré: contribuições da juventude

    Cristiano Sant´Anna de Medeiros, Isadora Souza da Silva, Mariana Muniz Oliveira
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64692
  • Quebrando o espelho do racismo: um estudo de caso sobre a construção identitária de meninas negras na escola

    Heloisa Batista dos Santos Modesto, Frederico Assis Cardoso, Guilherme Alcantara
    138-151
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64699
  • Em rodas de memórias: As africanidades em infâncias

    Angela Monteiro Pereira, Jader Janer Moreira Lopes
    152-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64866
  • Encruzilhando espaços-tempos atra-versados e(m) cotidianos, juventudes , negritudes e quilombo

    Beatriz Soares C Oliveira, Elenise Cristina Pires Andrade
    166-177
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.65051
  • Creche: revisão bibliográfica (2013 a 2019)

    Joana Possidônio Rosa, Vera Maria Ramos de Vasconcellos
    178-195
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64694
  • Luz, câmera, quilombo: a projeção da imagem antirracista em sala de aula.

    Rafael Garcia Madalen Eiras, Anna Paula Soares Lemos
    196-211
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64655

Artigos de Demanda Contínua

  • As vozes das infâncias, dos educadores e as políticas educacionais: a escuta como dispositivo pedagógico

    Marineide de Oliveira Gomes Gomes
    212-228
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68199
  • Tempo (s) de avós e netos: memória, presença e infância

    Liana Garcia Castro
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.69731
  • Lugar de fala infantil? Possíveis (re)leituras da infância no âmbito de uma prática artístico-pedagógica

    Sidmar Silveira Gomes, Letícia da Silva Munhoz
    244-258
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.71119
  • Luteranismo, transnacionalismo e surdez: a Escola Especial Concórdia por entre as memórias de um professor

    Weliton Barbosa Kuster, Patrícia Weiduschadt
    259-271
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.66249
  • A produção sobre o tema formação de educadores de jovens e adultos no Grupo de Trabalho (GT 18) da Anped no período 2009-2019

    Maria clarisse vieira, Márcia Soares de Alvarenga
    272-288
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.65720
  • A EJA pelo olhar de estudantes idosos: as motivações para estudar nessa fase da vida

    Isamara Grazielle Martins Coura, Carmem Lúcia Eiterer, Leôncio José Gomes Soares
    289-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.65894

Elos

  • Investigaciones-vidas en educación: conversar escuchar y constelar

    Rossana Godoy Lenz, Francisco Ramallo, Tiago Ribeiro
    303-313
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.69448

Ensaios

  • Analfabetismo: o que pensam os excluídos?

    Patrícia Berlini Alves Ferreira, Márcia Machado de Lima
    314-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68141
  • Educar para a crítica, pluralidade e mudança social: notas desde a educação em direitos humanos

    Fernando da Silva Cardoso
    321-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70629
  • Um fenômeno na permanência estudantil: não deixar nenhum para trás e o Ensaio sobre a Dádiva

    Gerson Tavares do Carmo, Rozana Quintanilha Gomes Souza, Valéria Viana Josuel
    330-340
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72329