Trajetórias femininas no Complexo da Maré: contribuições da juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64692

Palavras-chave:

feminino, resistência, favela, Complexo da Maré

Resumo

O presente texto, que é fruto de três pesquisas em educação, busca compreender como jovens de uma região periférica de uma grande metrópole se entendem como mulheres e se relacionam socialmente. Investigamos, assim, suas percepções do seu lugar de moradia e/ou pertencimento e o modo como as jovens lidam com questões sexistas que atravessam essas regiões. Para tal empreitada, lançamos mão de um breve olhar para as favelas em sua relação construída historicamente de exclusão com a cidade. Optamos por utilizar um referencial teórico feminista negro ( hooks 2019 e Lorde, 2019)  para melhor compreender as narrativas das jovens, além do referencial etnográficos clássico. Utilizamos, além dos dados das três pesquisas supracitadas, entrevistas com jovens mulheres moradoras do Complexo da Maré com faixa etária entre 20 e 21 anos.

Biografia do Autor

Cristiano Sant´Anna de Medeiros, UERJ

Doutor e mestre  pelo PROPED/UERJ (CAPES7) Membro pesquisador e vice coordenador do grupo de pesquisa  Kékeré Proped/UERJ/CNPQ),membro pesquisador do grupo de pesquisa CUNADI (proped/UERJ/CNPQ), Professor SEEDUC/RJ

Isadora Souza da Silva, Proped/UERJ

Doutoranda em Educação Proped/UERJ

Mariana Muniz Oliveira, PUC/RJ

MESTRA EM EDUCAÇÃO PELA PUC/RJ, PROFESSORA DA PCRJ

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Publicado

10-05-2023

Como Citar

de Medeiros, C. S., da Silva, I. S., & Oliveira, M. M. (2023). Trajetórias femininas no Complexo da Maré: contribuições da juventude. Revista Teias, 24, 124–137. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64692

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades