A EJA pelo olhar de estudantes idosos: as motivações para estudar nessa fase da vida
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.65894Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Educação de idosos, Formação de educadoresResumo
O artigo apresenta a expectativas dos idosos a respeito da Educação de Jovens e Adultos, destacando as diferenças percebidas por eles quanto às metodologias e às posturas dos educadores comparados aos de outras épocas de suas vidas. Trata-se de uma análise a partir de dados de uma pesquisa de mestrado. A investigação teve caráter qualitativo e contou com a entrevista semiestruturada e análise documental para a produção de informações. Foram entrevistados sete idosos, sendo quatro mulheres e três homens, com idades entre 60 e 81 anos. Os resultados demonstram que na EJA, na medida em que suas expectativas vão se realizando, vão ampliando seus olhares, modificando suas visões acerca da educação e que a afetividade presente na relação entre professores e estudantes facilita a permanência na escola e o processo de aprendizagem. Os achados ainda contribuem para se pensar sobre a formação do educador da EJA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.