A EJA pelo olhar de estudantes idosos: as motivações para estudar nessa fase da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.65894

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação de idosos, Formação de educadores

Resumo

O artigo  apresenta a expectativas dos idosos a respeito da Educação de Jovens e Adultos, destacando as diferenças percebidas por eles quanto às metodologias e às posturas dos educadores comparados aos de outras épocas de suas vidas. Trata-se de uma análise a partir de dados de uma pesquisa de mestrado. A investigação teve caráter qualitativo e contou com a entrevista semiestruturada e análise documental  para a produção de informações. Foram entrevistados sete idosos, sendo quatro mulheres e três homens, com idades entre 60 e 81 anos. Os resultados demonstram que  na EJA, na medida em que suas expectativas vão se realizando, vão ampliando seus olhares, modificando suas visões acerca da educação e que a afetividade presente na relação entre professores e estudantes facilita a permanência na escola e o processo de aprendizagem. Os achados ainda contribuem para se pensar sobre a formação do educador da EJA. 

Biografia do Autor

Isamara Grazielle Martins Coura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e formada em História também pela UFMG. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Intituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Participa do grupo de pesquisa GRUPEJA/FaE-UFMG.

Carmem Lúcia Eiterer, FaE-UFMG - Belo Horizonte, MG (Br)

Professora Titular. Integra como orientadora o  Programa de Pós Graduação em educação: Conhecimento e Inclusão Social.  Participa do grupo de pesquisa NEJA/FaE-Ufmg.

Leôncio José Gomes Soares, FaE-UFMG - Belo Horizonte, MG (Br)

Professor Titular. Integra como orientadora o  Programa de Pós Graduação em educação: Conhecimento e Inclusão Social Participa do grupo de pesquisa GRUPEJA/FaE-UFMG.

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Coura, I. G. M., Eiterer, C. L., & Soares, L. J. G. (2023). A EJA pelo olhar de estudantes idosos: as motivações para estudar nessa fase da vida. Revista Teias, 24, 289–302. https://doi.org/10.12957/teias.2023.65894

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua