Avaliação intercultural/decolonial no currículo dos cursos de filosofia com emancipação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64379

Palavras-chave:

avaliação, currículo decolonial, minorias sociais.

Resumo

Apresenta-se uma análise de ementas dos cursos em Filosofia de 5 universidades federais numa perspectiva intercultural e decolonial. Parte-se do problema que currículo não é equitativo, posto não ser direcionado para minorias sociais. A hipótese é que uma perspectiva curricular de vertente intercultural e decolonial ocorre parcialmente nas ementas de algumas universidades. Objetiva-se apresentar algumas disciplinas que criam condições para se repensar o currículo. Ancora-se nas concepções de currículo de Sacristan (2000) e Silva (1995), as noções de emancipação em Freire (1996) e os conceitos de avaliação de Both; Martins (2016). A metodologia é qualitativa e exploratória, e os resultados permitem interpretar que é possível reorganizar o curriculo, desde que se revejam alguns pontos.

 

 

Biografia do Autor

Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Centro Universitário Internacional Uninter

Psicólogo e professor da rede básica de educação do Estado do  Paraná.

Luís Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER.

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Publicado

10-05-2023

Como Citar

RODRIGUES LISBOA, Edson da Silva; LOPES, Luís Fernando. Avaliação intercultural/decolonial no currículo dos cursos de filosofia com emancipação social. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 33–45, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.64379. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64379. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades