Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64678

Palavras-chave:

Infâncias, Outros repertórios, Referências pedagógico-literárias.

Resumo

O texto traz uma reflexão sobre as crianças/infâncias, situando-as em seus diferentes contextos a partir das representações provenientes da arte, que se mostra cada vez mais necessária no contexto da formação universitária. No intuito de desenvolver um trabalho de sistematização de referências outras que possibilitem ampliar o repertório acadêmico-científico, compartilhamos um levantamento de obras que apresentam crianças e infâncias em distintos cenários e situações, mais especificamente por meio da literatura – considerando a frequência do tema também em obras autobiográficas. O artigo enfatiza o modo como tais produções sugerem uma nova leitura pedagógica, política e cultural do conceito/noção de infância, abordando-a em sua pluralidade conceitual/interpretativa por meio do recorte da perspectiva literária, o que permite outro tipo de relação/aproximação com a temática evidenciada.

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação e Comunicação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem atuado na área dos estudos da infancia, mídia-educação, cultura digital e formação de professores

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka; SANTOS, José Douglas Alves dos. Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 96–112, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.64678. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64678. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades