Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.64678Palavras-chave:
Infâncias, Outros repertórios, Referências pedagógico-literárias.Resumo
O texto traz uma reflexão sobre as crianças/infâncias, situando-as em seus diferentes contextos a partir das representações provenientes da arte, que se mostra cada vez mais necessária no contexto da formação universitária. No intuito de desenvolver um trabalho de sistematização de referências outras que possibilitem ampliar o repertório acadêmico-científico, compartilhamos um levantamento de obras que apresentam crianças e infâncias em distintos cenários e situações, mais especificamente por meio da literatura – considerando a frequência do tema também em obras autobiográficas. O artigo enfatiza o modo como tais produções sugerem uma nova leitura pedagógica, política e cultural do conceito/noção de infância, abordando-a em sua pluralidade conceitual/interpretativa por meio do recorte da perspectiva literária, o que permite outro tipo de relação/aproximação com a temática evidenciada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.