Experiência estética descolonizadora: desenvolvimento da consciência de si e do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64336

Palavras-chave:

Experiência estética, Descolonização, Intervenção Pedagógica

Resumo

O trabalho com o texto literário na sala de aula constitui uma ferramenta para o desenvolvimento de um sujeito reflexivo e crítico. A experiência estética descolonizadora se apresenta como um dos caminhos possíveis nesse processo. Essa pesquisa. tem por objetivo identificar os contrastes nas produções de surdos e ouvintes e o desenvolvimento da consciência de si, a partir da intervenção pedagógica com a literatura. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Lev S. Vigotski, em diálogo com autores dos estudos pós-coloniais. A pesquisa foi realizada com alunos surdos e ouvintes de uma escola estadual de Ensino Fundamental II. A metodologia pautou-se nos pressupostos de Yves Lenoir para a intervenção pedagógica e de Rildo Cosson, no que concerne as etapas da “sequência básica”. A análise aprofundou os dados obtidos na etapa da interpretação vivenciada na “sequência básica”. Os resultados indicam o texto literário como espaço de desenvolvimento da consciência de si e do outro, descolonizando o preconceito em relação ao diferente, oportunizando assim, uma experiência estética descolonizadora de práticas excludentes.

Biografia do Autor

Larissa Gotti Pissinatti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação (Universidade Estadual de Maringá). Mestre em Estudos Literários (Universidade Federal de Rondônia). Professora efetiva lotada no Departamento de Língua Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho – RO. Vice-líder do Grupo de pesquisa - Letramento literário: pesquisas de narrativas da/na Amazônia/UNIR/ CNPq.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá .

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Pissinatti, L. G., & Mori, N. N. R. (2023). Experiência estética descolonizadora: desenvolvimento da consciência de si e do outro. Revista Teias, 24, 19–32. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64336

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades