Experiência estética descolonizadora: desenvolvimento da consciência de si e do outro
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.64336Palavras-chave:
Experiência estética, Descolonização, Intervenção PedagógicaResumo
O trabalho com o texto literário na sala de aula constitui uma ferramenta para o desenvolvimento de um sujeito reflexivo e crítico. A experiência estética descolonizadora se apresenta como um dos caminhos possíveis nesse processo. Essa pesquisa. tem por objetivo identificar os contrastes nas produções de surdos e ouvintes e o desenvolvimento da consciência de si, a partir da intervenção pedagógica com a literatura. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Lev S. Vigotski, em diálogo com autores dos estudos pós-coloniais. A pesquisa foi realizada com alunos surdos e ouvintes de uma escola estadual de Ensino Fundamental II. A metodologia pautou-se nos pressupostos de Yves Lenoir para a intervenção pedagógica e de Rildo Cosson, no que concerne as etapas da “sequência básica”. A análise aprofundou os dados obtidos na etapa da interpretação vivenciada na “sequência básica”. Os resultados indicam o texto literário como espaço de desenvolvimento da consciência de si e do outro, descolonizando o preconceito em relação ao diferente, oportunizando assim, uma experiência estética descolonizadora de práticas excludentes.
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