Educar para a crítica, pluralidade e mudança social: notas desde a educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.70629Palavras-chave:
educação em direitos humanos, ética, alteridade, pluralidadeResumo
Argumento neste ensaio que as aprendizagens ética, política e social em direitos humanos precisam ser tratadas como interdependentes, dialógicas e não estanques. Para tanto, questiono sobre a complexa – e ininterrupta – tarefa de pensar os fundamentos que dimensionam e orientam o ato de educar em direitos humanos. Ainda, problematizo algumas premissas como forma de ressaltar elementos que podem ser considerados como o núcleo ético que interliga a educação em direitos humanos e os processos de luta por direitos. Problematizo algumas condições que decorrem da formação de um amplo olhar sobre a dinâmica da vida social, que pode – e precisa – ser gestado no cotidiano de luta por direitos, na práxis que movimenta as novas subjetividades e a resistência política e educacional contra o autoritarismo. Por fim, amplio os pressupostos apresentados ao sugerir algumas intersecções entre o campo da educação em direitos humanos e os ideais de Paulo Freire, sobretudo acerca da problematização crítica do cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.