Quebrando o espelho do racismo: um estudo de caso sobre a construção identitária de meninas negras na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64699

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, identidade, meninas negras, escola.

Resumo

O artigo analisa as influências do racismo em uma escola pública municipal de Belo horizonte sobre a construção da identidade e da imagem de 6 meninas negras com idades entre 12 e 15 anos. A pesquisa se baseou em um estudo de caso, apoiado em entrevistas individuais semiestruturadas com as participantes e uma metodologia específica, do tipo oficina pedagógica, nomeada “O Meu Reflexo no Espelho”. O trabalho fez uso de conceitos dos campos da Sociologia da Educação e dos Estudos Étnico-Raciais. Foi identificado que os eixos interseccionais atravessam os corpos dessas meninas as oprimindo por sua raça, classe e gênero. Em contrapartida, argumenta-se que, apesar de o racismo ser estruturante na sociedade brasileira, possibilidades de “quebras” nessa estrutura podem contribuir para a construção positiva da identidade e da imagem dessas meninas negras. Baseadas em uma construção histórica, posturas políticas como as identificadas na pesquisa vêm mudando a forma pela qual o/a negro/a brasileiro se vê e se mostra ao mundo.

 

 

Biografia do Autor

Heloisa Batista dos Santos Modesto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagoga - professora - área da educação e pesquisadora das relações étnico-raciais

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE UFMG) e docente na mesma Instituição. Membro do Observatório Sociológico Família-Escola OSFE-FaE-UFMG

Guilherme Alcantara, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação PUC-Rio- professor adjunto de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da UFMG e integrante do OSFE (Observatório Sociológico Família e Escola). 

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Modesto, H. B. dos S., Cardoso, F. A., & Alcantara, G. (2023). Quebrando o espelho do racismo: um estudo de caso sobre a construção identitária de meninas negras na escola. Revista Teias, 24, 138–151. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64699

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades