Quebrando o espelho do racismo: um estudo de caso sobre a construção identitária de meninas negras na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.64699Palavras-chave:
relações étnico-raciais, identidade, meninas negras, escola.Resumo
O artigo analisa as influências do racismo em uma escola pública municipal de Belo horizonte sobre a construção da identidade e da imagem de 6 meninas negras com idades entre 12 e 15 anos. A pesquisa se baseou em um estudo de caso, apoiado em entrevistas individuais semiestruturadas com as participantes e uma metodologia específica, do tipo oficina pedagógica, nomeada “O Meu Reflexo no Espelho”. O trabalho fez uso de conceitos dos campos da Sociologia da Educação e dos Estudos Étnico-Raciais. Foi identificado que os eixos interseccionais atravessam os corpos dessas meninas as oprimindo por sua raça, classe e gênero. Em contrapartida, argumenta-se que, apesar de o racismo ser estruturante na sociedade brasileira, possibilidades de “quebras” nessa estrutura podem contribuir para a construção positiva da identidade e da imagem dessas meninas negras. Baseadas em uma construção histórica, posturas políticas como as identificadas na pesquisa vêm mudando a forma pela qual o/a negro/a brasileiro se vê e se mostra ao mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.