As vozes das infâncias, dos educadores e as políticas educacionais: a escuta como dispositivo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.68199Palavras-chave:
políticas educacionais, infâncias, escuta como dispositivo pedagógico.Resumo
O texto apresenta resultados parciais de pesquisa-extensão universitária que objetiva reconhecer nas crianças, famílias e sujeitos dos territórios de pertença de escolas públicas localizadas na região da Baixada Santista/SP, interlocutores privilegiados na elaboração de políticas educacionais (e para as infâncias) em uma perspectiva humanista e socialmente justa. A pesquisa qualitativa/participante contou com reuniões que envolveu equipes gestoras, educadores, crianças e famílias de escolas públicas, por meio de rodas de conversa virtuais, na forma de escuta sensível, como prática crítico-emancipatória, contribuindo para a ampliação do direito à Educação e como forma de estímulo à educação integral das infâncias. Os resultados expõem e sinalizam a potencialidade da escuta como dispositivo pedagógico de comunicação dialógica e a centralidade das escolas públicas na formação de redes colaborativas, que são atravessadas por ações intersetoriais, como territórios educativos, buscando superar fragmentações por áreas e ampliar as possibilidades de fruição e exercício da cidadania e de direitos.
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