As vozes das infâncias, dos educadores e as políticas educacionais: a escuta como dispositivo pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.68199

Palavras-chave:

políticas educacionais, infâncias, escuta como dispositivo pedagógico.

Resumo

O texto apresenta resultados parciais de pesquisa-extensão universitária que objetiva reconhecer nas crianças, famílias e sujeitos dos territórios de pertença de escolas públicas localizadas na região da Baixada Santista/SP, interlocutores privilegiados na elaboração de políticas educacionais (e para as infâncias) em uma perspectiva humanista e socialmente justa. A pesquisa qualitativa/participante contou com reuniões que envolveu equipes gestoras, educadores, crianças e famílias de escolas públicas, por meio de rodas de conversa virtuais, na forma de escuta sensível, como prática crítico-emancipatória, contribuindo para a ampliação do direito à Educação e como forma de estímulo à educação integral das infâncias. Os resultados expõem e sinalizam a potencialidade da escuta como dispositivo pedagógico de comunicação dialógica e a centralidade das escolas públicas na formação de redes colaborativas, que são atravessadas por ações intersetoriais, como territórios educativos, buscando superar fragmentações por áreas e ampliar as possibilidades de fruição e exercício da cidadania e de direitos.

Biografia do Autor

Marineide de Oliveira Gomes Gomes, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - aposentada. Pedagoga;Mestra em Educação (FE USP) e em Estado, Governo e Pol. Públicas (Flacso); Doutora em Educação (FE USP), com Pós-Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).Pesquisadora dos campos das Políticas Educacionais, Políticas para as Infâncias, Educação Integral e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Gomes, M. de O. G. (2023). As vozes das infâncias, dos educadores e as políticas educacionais: a escuta como dispositivo pedagógico. Revista Teias, 24, 212–228. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68199

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua