Masculinidade do bandido: juventudes socioeducativo, entre hegemonia e subalternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64662

Palavras-chave:

masculinidades, juventudes, sistema socioeducativo

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa realizada com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em uma cidade do Estado de Minas Gerais. Tem por objetivo apresentar reflexões sobre essas juventudes, a “masculinidade do bandido”, seus contextos e dinâmicas que oscilam entre hegemonia e subalternidade. A partir de uma perspectiva feminista, foi realizada uma etnografia com quatro meses de trabalho de campo e 22 entrevistas individuais semiestruturadas com adolescentes. O argumento central é o de que a adesão à criminalidade faz parte de um processo de valorização de um modelo de hegemonia local, por homens subalternizados pelas dinâmicas de hegemonia regional e global. A pesquisa fez uso dos conceitos de masculinidade hegemônica e de masculinidade subalternizada para descrever e analisar as dinâmicas das relações de poder que ocorrem entre homens, atendendo principalmente às demandas do capitalismo global. Entre patrões e trabalhadores e diversos outros modelos de masculinidades são construídas as masculinidades de cada bandido.

Biografia do Autor

Izabela de Faria Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Educadora Social. Cofundadora da Indômitas Coletiva Feminista. 

Frederico Assis Cardoso

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e docente na mesma Instituição. Membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG) e do Instituto de Pesquisas e de Estudos Feministas da Universidade do Québec em Montréal (IREF/UQAM). 

Guilherme de Alcântara

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG) 

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Miranda, I. de F., Cardoso, F. A., & de Alcântara, G. (2023). Masculinidade do bandido: juventudes socioeducativo, entre hegemonia e subalternidade. Revista Teias, 24, 83–95. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64662

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades