Luz, câmera, quilombo: a projeção da imagem antirracista em sala de aula.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64655

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, CINEMA, PROJEÇÃO CINEMATOGRÁFICA, PEDAGOGIA DECOLONIAL.

Resumo

Este artigo reflete sobre a projeção cinematográfica em sala de aula através de uma proposta antirracista e decolonial. Partindo da vivência de um dos autores com a sua turma do ensino fundamental público do Rio de Janeiro (SME/RJ), ao exibir o filme Quilombo (1984) do diretor Cacá Diegues Uma análise que parte da hipótese de que o uso das práticas cinematográficas no ensino público pode ativar uma percepção plural da criança, em que todas as instâncias da cultura podem ser vistas como pedagógicas. Propondo, desta forma, diferentes perspectivas teóricas na busca por outros olhares que relacionem o cinema com a escola. Assim, o trajeto metodológico proposto entende que a análise e a prática cinematográfica sempre vão andar juntas, pois articulam diversas potencialidades estéticas, como som, diálogo, enquadramento, que precisam ser agenciados pelos próprios alunos.

Biografia do Autor

Rafael Garcia Madalen Eiras, Professor SME/RJ Doutorando - PPGCine/UFF Mestre - PPGHCA /Unigranrio

Rafael Garcia Madalen Eiras é Doutorando pelo PPGCine/ UFF, Mestre em Humanidades, culturas e Artes (PPGHCA- Unigranrio (2020). Graduado em História pela Universidade Cândido Mendes (2015) e Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2007). Especializado em Fotografia e Imagem pela Universidade Cândido Mendes (2009). Trabalha a mais de 15 anos no mercado do audiovisual e atualmente é professor do município do Rio de Janeiro (SME-RJ)

Anna Paula Soares Lemos, PPGHCA/Unigranrio

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura daUFRJ. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e ArtesPPGHCA/Unigranrio. No Doutorado defendeu a tese «Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellinina televisão». É líder do grupo de pesquisa Imagemno - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativase Oralidades. Universidade do Grande Rio (PPGHCA/Unigranrio).

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Eiras, R. G. M., & Lemos, A. P. S. (2023). Luz, câmera, quilombo: a projeção da imagem antirracista em sala de aula. Revista Teias, 24, 196–211. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64655

Edição

Seção

Infância, juventude: interseccionalidades