Lugar de fala infantil? Possíveis (re)leituras da infância no âmbito de uma prática artístico-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.71119

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Infância, Lugar de fala

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar a noção de lugar de fala infantil a partir da proposição de uma ação artístico-pedagógica com crianças estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Maringá-PR. Teve-se como intuito trabalhar não só as práticas teatrais, mas seus desdobramentos pedagógicos e artísticos nas rotinas dessas crianças e de seus pares. Como inspiração teórica e temática, buscou-se referências no campo da Antropologia da Criança e da Sociologia da Infância. Já no que tange às inspirações metodológicas, foi pensada uma poética de trabalho calcada em jogos teatrais, contação de histórias, brincadeiras tradicionais e as linguagens da autobiografia e do relato pessoal. Ao estarem muito ocupadas brincando, as crianças falaram a partir dos lugares sociais que ocupam, trazendo à tona discursos, ações, desejos e pontos de vista sobre o mundo, legitimadores de seus lugares de fala e, consequentemente, dos lugares de escuta adulta, além de se afirmarem não apenas como objetos, mas também sujeitos da cultura.

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departemento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá.

Letícia da Silva Munhoz, Universidade Estadual de Maringá

Discente do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

10-05-2023

Como Citar

Gomes, S. S., & Munhoz, L. da S. (2023). Lugar de fala infantil? Possíveis (re)leituras da infância no âmbito de uma prática artístico-pedagógica. Revista Teias, 24, 244–258. https://doi.org/10.12957/teias.2023.71119

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua