A produção sobre o tema formação de educadores de jovens e adultos no Grupo de Trabalho (GT 18) da Anped no período 2009-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.65720

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, formação de educadores, análise da produção científica

Resumo

Este artigo analisa a produção científica do Grupo de Trabalho de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GT 18) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) no período de 2009 a 2019. Do ponto de vista metodológico, foram mapeados e analisados trabalhos completos produzidos no período, buscando identificar perspectivas teórico-metodológicas que adensavam as produções apresentadas no grupo de trabalho e que contribuíam para a consolidação da Educação de Jovens e Adultos. O artigo indica um movimento progressivo de estudos relacionados à temática da formação do educador de EJA e constata alguns desafios na área, dentre os quais a necessidade de interlocução entre a EJA e a área da formação docente de maneira mais ampla. Também mostra que a formação, a prática e as condições de trabalho desses educadores continuam sendo um desafio, mormente o papel das universidades como espaço de produção de conhecimento acerca desse tema.

Biografia do Autor

Maria clarisse vieira, Universidade de Brasília

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Coordenadora do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (Genpex - UnB)

Márcia Soares de Alvarenga, UERJ/FPP

Marcia Alvarenga é professora associada da UERJ. Doutora em Educação pela UFRJ (2003), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq).  Pós-Doutorado em Educação pela UFMG (CNPq) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Évora. Bacharel em Direito pela UFF e Licenciada em Pedagogia pela UERJ. 

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

vieira, M. clarisse, & Alvarenga, M. S. de. (2023). A produção sobre o tema formação de educadores de jovens e adultos no Grupo de Trabalho (GT 18) da Anped no período 2009-2019. Revista Teias, 24, 272–288. https://doi.org/10.12957/teias.2023.65720

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua