Luteranismo, transnacionalismo e surdez: a Escola Especial Concórdia por entre as memórias de um professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.66249

Palavras-chave:

Educação, História das Instituições Educativas, História Oral, Luteranismo, Surdez.

Resumo

O presente artigo objetiva explorar aspectos referentes à fundação e atuação da Escola Especial Concórdia. Tal instituição foi criada para atender alunos com surdez, através de um viés luterano que buscava fortalecer o campo religioso em detrimento de outras esferas, como a familiar e a social. Para tanto, utilizou-se da metodologia da História Oral, baseada nos estudos de Portelli (1997; 2010) e Thompson (1998), do conceito de Identidade, a partir de Bauman (2005) e Hall (2006), além do conceito de Memória, explorado por meio dos estudos de Halbwachs (1990). A análise evidenciou que por mais que a Escola Especial Concórdia buscasse o firmamento dos cânones da fé luterana em primeira instância, acabou por promover uma integração dos sujeitos com surdez em um mesmo ambiente e, a partir desse aspecto firmado em sua cultura escolar, possibilitou a ideia de pertencimento e de identificação social, em outras palavras, de comunidade surda.

Biografia do Autor

Weliton Barbosa Kuster, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2019) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2022). Trabalha com temas ligados ao campo da História da Educação, especialmente, com História da Educação Especial.

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora efetiva da Universidade Federal de Pelotas. Possuí experiência na área da Educação com enfâse no campo da História da Educação, atuando em temas como luteranismo, escolarização étnica e acervos escolares.

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Kuster, W. B., & Weiduschadt, P. (2023). Luteranismo, transnacionalismo e surdez: a Escola Especial Concórdia por entre as memórias de um professor. Revista Teias, 24, 259–271. https://doi.org/10.12957/teias.2023.66249

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua