Um fenômeno na permanência estudantil: não deixar nenhum para trás e o Ensaio sobre a Dádiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.72329

Palavras-chave:

Permanência na educação, Persistência na Educação, Estudante, Sala de Aula.

Resumo

Este trabalho, inspirado na tríade dar-receber-retribuir do Ensaio sobre a Dádiva de Marcel Mauss, oportuniza a compreensão dos envolvimentos socioacadêmicos que ocorrem com estudantes na sala de aula. Internacionalmente, tais envolvimentos (ou engajamentos) já são considerados indutores de permanência estudantil. No Brasil, por sua vez, o Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (Nucleape), configura o envolvimento estudantil como fato inerente ao fenômeno proximidade espontânea socioacadêmica (PROESA). Tal fenômeno, quando submetido à pesquisa com (e não sobre) estudantes, gera investimentos de formas, noção desenvolvida por Laurent Thévenot, possibilitando aos estudantes coordenarem interesses e saberes situados e entrelaçados por desempenhos cognitivos, comportamentais e emotivos. A partir de um dispositivo provocador-reflexivo de auto-observações e observações mútuas, na sala de aula, intuímos a emersão de alunos reinventados que tangenciam perspectivas do aluno como invenção, noção elaborada por José Gimeno Sacristan.

Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, Fundamentos da Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

Rozana Quintanilha Gomes Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Campus Campos Centro

Ensino de Língua Portuguesa

Valéria Viana Josuel, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Centro de Ciências do Homem

Curso Superior de Administração Pública

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Carmo, G. T. do, Souza, R. Q. G., & Josuel, V. V. (2023). Um fenômeno na permanência estudantil: não deixar nenhum para trás e o Ensaio sobre a Dádiva. Revista Teias, 24, 330–340. https://doi.org/10.12957/teias.2023.72329