Sobre la revista

La Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE) es una publicación científica digital, con acceso libre, gratuita, editada por los Programas de Postgrado en Educación de las siguientes Instituciones de Enseñanza Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar-Instituto de Educação (UFRRJ/IM-IE) y Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tiene como misión promover el arte de pensarpracticar la educación por medio del entrelazamiento de movimientos éticos, estéticos y políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Año de creación: 2015 | Área del conocimiento: Educación | Qualis: A4 (Enseñanza); A4 (Educación)

Avisos

Número actual

Vol. 11 Núm. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
					Ver Vol. 11 Núm. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Publicado: 2025-05-30
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92004
  • EDITORIAL

    Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena

  • EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL

    Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85877
  • EDUCAÇÃO INFORMAL EM CENA UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE DO BEIJO GAY NAS TELENOVELAS

    Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.87549
  • INCLUSÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CONSTRUÇÃO DO TEATRO ACESSÍVEL

    Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
    60-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
  • AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE

    Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.87550
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

    Cristina Angélica Mascaro
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
  • ACESSIBILIDADE CURRICULAR ROMPENDO COM AS BARREIRAS ATITUDINAIS E PEDAGÓGICAS

    Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    123-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
  • CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS

    Leonardo de Carvalho Augusto
    140-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
  • "E A PALHAÇA O QUE É?" A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

    Letícia Figueiredo dos Santos
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
  • ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

    Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
    171-186
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
  • A TRAJETÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

    Veronica Legentil
    187-208
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
  • LIÇÕES PARA TODOS: A IMPORTÂNCIA DE UM SITE ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES VISUAIS

    Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
    209-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
  • ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

    Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
    218-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
  • DA PLATEIA AO PALCO POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE TEATRO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

    Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
    236-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010

Entrevistas

  • MANIFESTO DA ARTE INCLUSIVA

    Paula Wenke
    348-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027

Relatos de experiências

Resenhas

Demanda contínua

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO

    Karyne Alves dos Santos
    354-364
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
  • IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA) O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE

    André Luiz Bernardo Storino
    365-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
  • O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ

    Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
    380-398
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
  • PROCESSOS DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM: ANÁLISE DAS CENAS DA SÉRIE CRISÁLIDA

    Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
    399-414
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
  • REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO

    Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira, Leandro de Carvalho Moraes
    415-429
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
  • OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF

    Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
    430-449
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
  • SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    JÚLIO OMAR DA SILVA LOURENÇO, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
    450-471
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618
Ver todos los números