Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 10 n. 2 (2024): Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino
					Visualizar v. 10 n. 2 (2024): Pensamento Poético: Epistemologias, Metodologias e Narrativas Artísticas na Pesquisa e no Ensino

Neste Dossiê, reunimos investigações que se dediquem a tensionar a noção unívoca de racionalidade e convoquem outros modos de elaborar o mundo, a partir da pluralidade, da conexão e da invenção. Trabalhos que expressem procedimentos metodológicos de pesquisa e ensino, bem como formas narrativas atravessados pela arte enquanto um modo de saber. Nos interessou ainda, investigar o conceito de rigor quando associado a dimensão do poético, visto que a pesquisa com arte não é uma prática sem critérios onde valeria qualquer coisa. Vinci afirma que “a imbricação da noção de rigor com a de sensibilidade produz um efeito imprevisto. O rigor, tomado até então como um dos lastros do saber científico, adquire uma faceta inesperada (...) não lidamos mais com o rigor dos rígidos homens de saber, daqueles que, munidos de seus instrumentos, buscam descobrir a verdade encoberta do mundo” (Vinci, 2018, p. 273). Seria então “o rigor dos poetas, os tradutores de mundo, aqueles preocupados em experimentar novas relações impensadas e, extrair destas uma alegria vital” (Vinci, 2018, p.273). No lugar de rigor que é sinônimo de rigidez, queremos refletir a natureza de um rigor em ensino e pesquisa que seja, sobretudo, compromisso com a vida e, portanto, com a dimensão do processo. 

Agradecimentos especiais às organizadoras Priscilla Menezes (Escola de Educação da UNIRIO, artista, professora, coordenadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisadora do grupo FRESTAS/UNIRIO) e Raíssa Cortat (Pedagoga, Mestranda em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO, pesquisadora do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e do grupo FRESTAS/UNIRIO) e ao artista da capa Bruno Bittencourt (Biblioteconomia/UNIRIO, Bolsista de Iniciação Científica, membro do projeto de pesquisa "Investigar o Poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" e pesquisador do grupo FRESTAS/UNIRIO).

Publicado: 17-12-2024
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88657
  • EDITORIAL

    Priscilla Menezes, Raissa Cortat
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88658
  • PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO

    Priscilla Menezes, Raissa Cortat
    9-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88659

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO

  • VOCÊ NÃO ESCUTOU? ESSE É O SOM DO RIGOR TOMBANDO NO FUNDO DO MAR.

    Nathália Terra, Victória Cardin Alfano Raposo, Teresa N. R. Gonçalves
    18-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84696
  • E SE BRINCAR FOSSE VIVER, E SE VIVER FOSSE ARTE? LIÇÕES APRENDIDAS COM AS(OS) GUARANI MBYA

    Renan Santiago de Sousa
    35-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84782
  • CARTAS PARA SENTIPENSAR A POÉTICA NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO

    Bruna Moraes Battistelli, Kelly Lima, Caroline da Cruz Melnick
    56-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683
  • REIMAGINAR

    Virna da Silva Bemvenuto
    75-105
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.88412
  • As PRÁTICAS POÉTICO-ERÓTICAS FORMAS DE FISSURAR O REGIME COLONIAL-CAPITALÍSTICO

    Vanessa Cristina Dias, Renata Azevedo Requião, Aline Accorssi
    106-126
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84012
  • MIUDEZAS (DES)FORMATIVAS DO/NO COTIDIANO: POSSIBILIDADES DE ESTESIA, ENCANTO E ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Sra. Michelle Dantas Ferreira, Sra. Edilane Oliveira da Silva, Sra. Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84766
  • O MOVIMENTO DAS ONDAS COMO FIGURA TEMPORAL DA ORIGEM

    Marina Harter Pamplona
    149-164
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84557
  • NÓS SABEMOS O QUE PODE UM CORPO?

    Erin Manning; André Bocchetti, Julia Polessa Maçaira
    165-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82908
  • ESCRITA-VIDA: UM CONVITE A POETIZAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Ivone Priscilla de Castro Ramalho, KARYNE DIAS COUTINHO
    180-196
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84756
  • ONDE ARDEM AS IMAGENS POR MAIS EXPERIMENTAÇÕES INVENTIVAS E ARTISTAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832
  • ATIRANDO EM PÁSSAROS SONOLENTOS: ALGUNS POSSÍVEIS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NUMA ENTREVISTA IMAGINADA COM FEDERICO GARCÍA LORCA

    Neilton dos Reis
    218-233
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84682
  • METAMORFOSES NO POMAR ou ARRISCO GRAVAR O ESPANTO.

    Irene Milhomens
    234-254
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84745
  • LIVRO DE ARTISTA-PROFESSOR/A: COM[POSIÇÕES] COM A FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS

    Rafael Agatti Durante, Marilda Oliveira de Oliveira
    255-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718
  • DOMÉSTICAR A TEORIA (QUEER) O UMA PESQUISA PERFORMÁTICA

    Francisco Ramallo, María Alejandra Estifique
    275-293
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83549

Relatos de experiências

  • A INSPIRAÇÃO NOS ENCONTROU TRABALHANDO NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS

    Edja Souza Barbosa, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
    294-313
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.70530

Resenhas

  • BRANQUITUDE EM PAUTA: PRIVILÉGIO, MERITOCRACIA E PACTO NARCÍSICO

    Camila Santos Pereira, Anamaria Ladeira Pereira
    314-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82345

Demanda contínua

  • MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ESTADO DE SERGIPE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PUBLICAÇÕES DE 2018 A 2023

    Ana Bárbara Assunção Vazquez Corrêa, Catharine Prata Seixas
    320-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82459
  • O PODER DO RISO E O PODER QUE RI: DUAS FORMAS DA RIDICULARIZAÇÃO DE FIGURAS DE PODER

    Thiago Fortes Ribas, Gisele Batista Candido
    342-363
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84930
  • A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

    Ana Claudia Ortega Alonso, Erika Karla Barros da Costa, ARÃO DAVI OLIVEIRA, Vanessa Janaína viana de Oliveira
    364-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73430
  • O QUE CABE NO CURRÍCULO? ESTÁGIO DOCENTE, DES/APRENDIZAGENS E ITINERÁRIOS SENTIPENSANTES EM UMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

    Claudia Miranda, Carolina Romanazzi Freire, Monalisa Gomes de Lima Barros Cabral, Jackeline Moreira Análio
    380-398
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82860
Ver Todas as Edições