v. 20 (2024)

					Visualizar v. 20 (2024)
Publicado: 2025-02-26

dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions"

artigos

  • afeto e investigação filosófica com crianças

    arthur wolf
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79302
  • “educar crianças para a sabedoria”: reflexão sobre a abordagem de comunidade de investigação da filosofia para crianças a partir da alegoria da caverna de platão

    Cathlyne Abarejo
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79414
  • filosofia para crianças: semente ético-política para uma cultura de paz a partir de um pensamento polivalente

    carlos fernando velasco moreno
    01-39
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78888
  • malditas invasões curriculares!

    steferson zanoni roseiro, nahun thiaghor lippaus pires gonçalves, tania mara zanotti guerra frizzera delboni
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79312
  • a pergunta criança: dissonâncias entre a ordem explicativa e a afirmação vital

    leonardo javier visaguirre, maría milena quiroz
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78801
  • infâncias, juventudes e sexualidades na escola em tempos de neoconservadorismo e pós-fascismo

    tassio acosta, silvio gallo
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79258
  • olhando os dentes de um cavalo de Tróia: problematizando a esperança de reforma social da filosofia com/para crianças através da história da raça e da educação nos eua

    Jonathan Wurtz
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80069
  • interrogações sobre as materialidades e objetivos político-pedagógicos do escolar, nascidas na prática do filosofar com crianças

    Carmina Shapiro
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80321
  • conceitualizando a pedagogia do pensamento crítico na formação de professores

    Desiree' Eva Moodley, rajendra chetty
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81799
  • a escrita e a oralidade na escola como potência na formação humana: conversações entre kopenawa, sêneca e filosofia com crianças

    betina schuler, maria alice gouvêa campesato
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82414
  • infâncias, identidades digitais e escola: da inclusão de tecnologias à colocá-las sobre a mesa

    Daniel Brailovsky, angela maría menchón
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83958
  • medindo a qualidade do diálogo filosófico: um instrumento de avaliação de alta inferência para a pesquisa e a formação de professores

    Deborah Bernhard, dominik helbling
    01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80392
  • os currículos da educação infantil e o problema da participação

    sammy william lopes, janete magalhães carvalho
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83325
  • devir-violão: um desafio (à filosofia e à educação) da infância

    fulvio barreira vicente santos, jair miranda de paiva
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78495
  • pensamento multidimensional: rumo a uma compreensão mais complexa e humana da racionalidade

    Bibiana Judith Cruz Rivera, césar augusto mora alonso
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82118
  • atitudes dos professores face à filosofia com e para crianças

    María Miguélez Vila, manuela raposo rivas
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85579
  • educação para a cidadania multicultural e a comunidade de investigação filosófica

    Sang Wook Park
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85271
  • pesquisando em filosofia e infância: trajetórias, multiplicidades e começos. o(a) pesquisador(a) como a potência de um olhar

    Karen Julieth Chacon Quiroga, oscar pulido cortes
    01-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80252
  • movimentos e efeitos da palavra: uma reflexão sobre as narrativas de/sobre crianças no contexto escolar

    conceição firmina seixas silva, erika xavier guedes cavalcante
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85862
  • ondas de murmúrios cintilantes na vida cotidiana: brincando entre idades

    Joanna Haynes, magda costa carvalho, viktor johansson, tiago almeida, lois peach, karen wickett, claudia blandon, emma bush, arthur c. wolf, georgios petropoulos, rose-anne reynolds, giovanna caetano-silva, kathrin paal, bakhtawar khosa, patricia hannam, hanna oester-barkey, dani landau, mandy andrews, jan georgeson
    01-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86815
  • o ideal de cidadania democrática no projeto de filosofia para crianças de matthew lipman

    César Augusto Mora Alonso, bibiana judith cruz rivera
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81349
  • a política da skholé: repensando o caráter político da educação escolar a partir de jacques rancière

    José Miguel Vargas Pellicer, jan masschelein, maarten simons
    01-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82737

entrevistas

  • "a antropologia da infância chegou para ficar": entrevista com david lancy

    david lancy, chantal medaets, gabriela tebet, flávia ferreira pires
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82578

experiências

  • escola desinteressada: poesia como um caminho libertador e transformador na escola pública

    maria onete lopes ferreira
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.75501
  • fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia

    luciano bedin da costa, tatiele mesquita corrêa
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83771
  • oficina de música para crianças e adolescentes, clínica ético-política e formação: relatos de experiências discentes

    stephan malta oliveira, lissa leonor chaves carvalho, danielle fernanda da silva, ana carolina de freitas melo, lucas pereira jacques, anna beatriz justen dos santos
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85692

resenhas

  • Kohan, Walter (2022). Uma viagem de sonhos impossíveis. Autêntica.

    talita alcalá vinagre
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85295
  • Kizel, Arie (2024). Enabling students’ voices and identities: philosophical inquiry in a time of discord. Rowman & Littlefield.

    Susan T. Gardner
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86718
  • Eskin, Michael (2024). Childhood. An essay on human condition. Königshausen u. Neumann.

    Rhea Kuthoore
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.87711
  • Kennedy, David (2024). Childhood, philosophy and dialogical education: (r)evolutionary. State University of New York Press.

    Maria Barreneche
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.87991