Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 (2024)
v. 20 (2024)
Publicado:
2025-02-26
dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions"
confrontando o adultocentrismo: intervenções criancistas e decoloniais em filosofias e instituições educativas
tanu biswas, toby rollo
01-11
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.88634
pode a escola se tornar uma instituição não-adultista?
manfred liebel, Philip Meade
01-34
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81338
colonialidade da educação infantil: análise crítica das práticas pedagógicas em uma instituição em contexto periférico
otavio henrique ferreira da silva
01-28
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82143
exercer, exercitar e reparar: a filosofia com infâncias como prática extramuros, como direito, como exercício espiritual, como crítica ao adultocentrismo e ao androcentrismo
Martina Elida Victoria
01-29
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82053
o lugar dos bebês no confronto com o adultocentrismo: possibilidades a partir da cartografia e da filosofia da diferença
vanessa vanin chaves, vinicius bertoncini vicenzi
01-14
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81050
quem está cansado de michel foucault? pensando a relação entre a produção da infância e a decolonialidade a partir da perspectiva foucaultiana
Ela Roland, serena iacobino
01-34
pdf (Français (Canada))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81123
“com amor”: o legado colonial da pornografia pedófila racializada no mundo atlântico
Stacey Patton
01-37
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81736
rompendo fronteiras: crianças ativistas como agentes epistêmicos dentro dos contornos da marginalização epistêmica
Pedro Hernando Maldonado Castañeda
01-22
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80549
infantismo e culturas minoritárias na escola
Itay Snir
01-20
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81824
a mudança pós-moderna nos estudos da infância e suas implicações pedagógicas
Yao Luo
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82031
o adultocentrismo e as salas de aula das crianças: se você quer ensiná-los, precisa saber quem são
Edgar Eslava
01-22
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81006
a filosofia da libertação para/com crianças: em busca da libertação e a criação de um povo sem idade
Erick Javier Padilla Rosas
01-22
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80981
repensando o papel democrático da educação a partir do infantismo
Maria Louise Larsen Hedegaard
01-29
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82252
artigos
afeto e investigação filosófica com crianças
arthur wolf
01-25
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79302
“educar crianças para a sabedoria”: reflexão sobre a abordagem de comunidade de investigação da filosofia para crianças a partir da alegoria da caverna de platão
Cathlyne Abarejo
01-28
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79414
filosofia para crianças: semente ético-política para uma cultura de paz a partir de um pensamento polivalente
carlos fernando velasco moreno
01-39
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78888
malditas invasões curriculares!
steferson zanoni roseiro, nahun thiaghor lippaus pires gonçalves, tania mara zanotti guerra frizzera delboni
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79312
a pergunta criança: dissonâncias entre a ordem explicativa e a afirmação vital
leonardo javier visaguirre, maría milena quiroz
01-19
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78801
infâncias, juventudes e sexualidades na escola em tempos de neoconservadorismo e pós-fascismo
tassio acosta, silvio gallo
01-22
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79258
olhando os dentes de um cavalo de Tróia: problematizando a esperança de reforma social da filosofia com/para crianças através da história da raça e da educação nos eua
Jonathan Wurtz
01-27
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80069
interrogações sobre as materialidades e objetivos político-pedagógicos do escolar, nascidas na prática do filosofar com crianças
Carmina Shapiro
01-27
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80321
conceitualizando a pedagogia do pensamento crítico na formação de professores
Desiree' Eva Moodley, rajendra chetty
01-23
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81799
a escrita e a oralidade na escola como potência na formação humana: conversações entre kopenawa, sêneca e filosofia com crianças
betina schuler, maria alice gouvêa campesato
01-23
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82414
infâncias, identidades digitais e escola: da inclusão de tecnologias à colocá-las sobre a mesa
Daniel Brailovsky, angela maría menchón
01-24
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83958
medindo a qualidade do diálogo filosófico: um instrumento de avaliação de alta inferência para a pesquisa e a formação de professores
Deborah Bernhard, dominik helbling
01-31
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80392
os currículos da educação infantil e o problema da participação
sammy william lopes, janete magalhães carvalho
01-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83325
devir-violão: um desafio (à filosofia e à educação) da infância
fulvio barreira vicente santos, jair miranda de paiva
01-13
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78495
pensamento multidimensional: rumo a uma compreensão mais complexa e humana da racionalidade
Bibiana Judith Cruz Rivera, césar augusto mora alonso
01-23
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82118
atitudes dos professores face à filosofia com e para crianças
María Miguélez Vila, manuela raposo rivas
01-28
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85579
educação para a cidadania multicultural e a comunidade de investigação filosófica
Sang Wook Park
01-28
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85271
pesquisando em filosofia e infância: trajetórias, multiplicidades e começos. o(a) pesquisador(a) como a potência de um olhar
Karen Julieth Chacon Quiroga, oscar pulido cortes
01-30
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80252
movimentos e efeitos da palavra: uma reflexão sobre as narrativas de/sobre crianças no contexto escolar
conceição firmina seixas silva, erika xavier guedes cavalcante
01-26
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85862
ondas de murmúrios cintilantes na vida cotidiana: brincando entre idades
Joanna Haynes, magda costa carvalho, viktor johansson, tiago almeida, lois peach, karen wickett, claudia blandon, emma bush, arthur c. wolf, georgios petropoulos, rose-anne reynolds, giovanna caetano-silva, kathrin paal, bakhtawar khosa, patricia hannam, hanna oester-barkey, dani landau, mandy andrews, jan georgeson
01-35
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86815
o ideal de cidadania democrática no projeto de filosofia para crianças de matthew lipman
César Augusto Mora Alonso, bibiana judith cruz rivera
01-18
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81349
a política da skholé: repensando o caráter político da educação escolar a partir de jacques rancière
José Miguel Vargas Pellicer, jan masschelein, maarten simons
01-30
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82737
entrevistas
"a antropologia da infância chegou para ficar": entrevista com david lancy
david lancy, chantal medaets, gabriela tebet, flávia ferreira pires
01-20
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82578
experiências
escola desinteressada: poesia como um caminho libertador e transformador na escola pública
maria onete lopes ferreira
01-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.75501
fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia
luciano bedin da costa, tatiele mesquita corrêa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83771
oficina de música para crianças e adolescentes, clínica ético-política e formação: relatos de experiências discentes
stephan malta oliveira, lissa leonor chaves carvalho, danielle fernanda da silva, ana carolina de freitas melo, lucas pereira jacques, anna beatriz justen dos santos
01-25
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85692
resenhas
Kohan, Walter (2022). Uma viagem de sonhos impossíveis. Autêntica.
talita alcalá vinagre
01-10
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85295
Kizel, Arie (2024). Enabling students’ voices and identities: philosophical inquiry in a time of discord. Rowman & Littlefield.
Susan T. Gardner
01-06
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86718
Eskin, Michael (2024). Childhood. An essay on human condition. Königshausen u. Neumann.
Rhea Kuthoore
01-07
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.87711
Kennedy, David (2024). Childhood, philosophy and dialogical education: (r)evolutionary. State University of New York Press.
Maria Barreneche
01-17
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.87991
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Italiano
Français (France)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários