a pergunta criança: dissonâncias entre a ordem explicativa e a afirmação vital
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.78801Palavras-chave:
pergunta criança, filosofia com crianças, filosofia da educação, ordem explicativa, afirmação da vidaResumo
Este trabalho surge de um diálogo interdisciplinar entre duas teses de doutorado, uma em Educação e outra em Filosofia, que compartilham um interesse sobre as formas emancipatórias e democráticas de pensar com os outros nas escolas públicas latino-americanas. A partir de uma perspectiva crítica própria da filosofia da educação latino-americana, realizamos uma análise epistemológica das diferentes formas de habitar a pergunta dentro de uma prática de filosofia com crianças. Temos como objeto de estudo uma experiência específica de comunidade de investigação realizada em 2022 no sul de Mendoza, Argentina. Entrelaçamos ferramentas teóricas de Walter Kohan, Paulo Freire e Jacques Rancière com a intenção de tornar visíveis diversas formas de habitar a produção de saberes dentro dessa comunidade. Propomos duas problemáticas: a ordem explicativa/embrutecedora de Rancière e a pergunta como afirmação vital de Kohan e Freire. Trabalhamos em uma série de dissonâncias em torno da circulação e da potência da pergunta na escola e na educação pública. Por fim, propomos uma síntese dessas questões na postulação de uma "pergunta criança", como potência epistêmica emancipatória que supõe uma intimidade com o outro/a, com as coisas e com o mundo, aberta a partir de uma igualdade política e intelectual radical.
Downloads
Referências
ARPINI, Adriana María. Pedagogías del sur. Algunas claves epistemológicas desde la experiencia latinoamericana. Saberes y Prácticas. Revista De Filosofía y Educación, v. 3, p. 1–13, 2018. Disponible en: https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/view/1095
FREIRE, Paulo y Faúndez, Antonio. Por una pedagogía de la pregunta. Crítica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Buenos Aires: Ediciones Siglo XXI, 2018.
FREIRE, Paulo. Encontro com Paulo Freire, Youtube, 27 de mayo de 2019. https://www.youtube.com/watch?v=5yRyAXPXHmA
KOHAN, Walter y Olarieta, Fabiana. La escuela pública apuesta al pensamiento. Buenos Aires: Homo Sapiens Ediciones, 2013.
KOHAN, Walter. Abecedario de las infancias. YouTube, 5 de enero de 2018. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=NRNNlcNYImU
KOHAN, Walter. Inventar o Errar al filosofar con niñas y niños en América Latina: Lecciones de una maestra. Revista Internacional de Filosofía Aplicada, v. 6, p. 147-160, 2015. Disponible en:
https://revistascientificas.us.es/index.php/HASER/article/view/15092
LATHAM, Alison. Diccionario Enciclopédico de la Música. México, D.F: Fondo de Cultura Económica, 2008.
LESTEIME, Daniel. La construcción del educador. Entre la repetición, el control disciplinario y la conciencia crítica. Buenos Aires: Biblos, 2019.
PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez a Paulo Freire. Buenos Aires: Ed. Colihue, 2011.
QUIROZ, Milena. El día a día y lo imponderable. Formas pedagógicas contra-coloniales en escuelas públicas del sur de Mendoza. 2023. Tesis (Doctorado en Ciencias de la Educación) - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2023.
RANCIÈRE, Jacques. El maestro ignorante: Cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Buenos Aires: El Zorzal, 2012.
VEIGA-NETO, Alfredo. Biopolítica, normalización y educación. Revista Pedagogía y Saberes, Colombia, v. 38, p. 83-91, 2013. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/6140/614064796009.pdf
VISAGUIRRE, Leonardo. Autoritarios, taxonomistas, emancipadores: una crítica epistemológica a las pedagogías argentinas de principios del siglo XX. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. FEPAI, 2023. http://bibliotecafepai.fepai.org.ar/Libros/Historia/Visaguirre%20completo.pdf
VISAGUIRRE, Leonardo. La escuela estatal un dispositivo para crear almas nacionales: Las tramas anatomopolíticas y biopolíticas entre Estado y educación en la Argentina de fines del siglo XIX y principio del siglo XX. Revista Algarrobo-MEL, Mendoza, v. 8, p. 1–15. 2019. Disponible en: https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/mel/article/view/2621