oficina de música para crianças e adolescentes, clínica ético-política e formação: relatos de experiências discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85692

Palavras-chave:

oficina de música, infância e adolescência, autismo e outras neurodivergências, formação discente, clínica ético-política

Resumo

Buscamos, com o presente artigo, investigar o impacto da práxis de um Projeto de Extensão Universitária, que consiste em oficinas de música para crianças e adolescentes com o que designamos autismo ou outras neurodivergências, sobre a formação discente, levando em consideração as dimensões clínica e ético-política da ação extensionista. Dividimos a metodologia em duas partes: a primeira corresponde à revisão bibliográfica tipo narrativa, por meio da qual abordamos textos da fenomenologia da vida e das éticas da alteridade, comunitária e da libertação; a segunda parte diz respeito aos relatos de experiência feitos pelas/os discentes participantes do Projeto e coautoras/es do presente artigo. Os/as discentes responderam a questões relacionadas a dois eixos temáticos construídos a priori: o impacto da Oficina de Música sobre sua formação e a percepção sobre as dimensões clínica e ética do Projeto. Avaliamos as narrativas por meio da análise de conteúdo, a partir da qual construímos as seguintes categorias de análise: impacto transformador da práxis da Oficina; e modelo biomédico e pensamento crítico, referentes ao eixo 1; arte, acolhimento e potencial terapêutico; pessoas que não cabem em um diagnóstico; e uma clínica ético-política, referentes ao eixo 2. Concluímos que a ação extensionista tem tido um impacto positivo sobre a formação discente, contribuindo para uma clínica estética, ética e política não normalizadora, que possibilita a liberação das forças da vida, a afirmação da vida em sua multiplicidade, sobretudo daquelas pessoas que tiveram e continuam tendo suas vidas negadas e invisibilizadas pelo sistema de produção (econômico e discursivo) dominante.

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Biografia do Autor

stephan malta oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Neuropsiquiatria Infantil

Departamento Materno-Infantil

Faculdade de Medicina - UFF

Pós-doutorado em Psiquiatria - IPUB/UFRJ

Doutorado em Saúde Coletiva - IMS/UERJ

Mestrado em Psicologia - PUC-Rio

lissa leonor chaves carvalho, Universidade Federal Fluminense

Discente de medicina - UFF

estagiária bolsista do Projeto de Extensão

danielle fernanda da silva, Universidade Federal Fluminense

Estagiária bolsista da ação extensionista, discente de medicina - UFF

ana carolina de freitas melo, Universidade Federal Fluminense

Estagiária voluntária do Projeto de extensão

discente de medicina - UFF

lucas pereira jacques, Universidade Federal Fluminense

Discente de medicina - UFF

fez internato em psiquiatria infantil, participando do Projeto de Extensão neste período

anna beatriz justen dos santos, Universidade Federal Fluminense

estagiária voluntária da ação extensionista

discente de enfermagem - UFF

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

MALTA OLIVEIRA, Stephan; LEONOR CHAVES CARVALHO, Lissa; DA SILVA, Danielle fernanda; DE FREITAS MELO, Ana carolina; PEREIRA JACQUES, Lucas; JUSTEN DOS SANTOS, Anna beatriz. oficina de música para crianças e adolescentes, clínica ético-política e formação: relatos de experiências discentes. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–25, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.85692. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/85692. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências