malditas invasões curriculares!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79312

Palavras-chave:

Currículo, Criança, Imagens, Fabulação

Resumo

O ensaio dialoga sobre imagens curriculares utópicas que, expressas na escola, representam os feitos ideais de condutas, comportamentos almejados para exaustão da vida nos curriculos que insistem no enquadramento. Logo, o objetivo é questionar a lógica quase imperial de veiculação de imagens das práticas curriculares. Para tanto são fabuladas cenas de escola que brincam com a lógica das estabilidades curriculares. Se a escola e a professora se veem, nesse contexto, obrigadas a registrar os currículos em imagens quase midiáticas, interessa-nos produzir imagens no limite do aceitável. Afinal, o que se entende por currículos? Quais sentidos são produzidos a partir dessas invasões imagéticas? Uma escola que prolifera as imagens-perfeitas de sala de aula, de aluno, de professora etc. mais enlutam a vida que realmente a produzem. Na contramão, como produzir imagens para além do governo da vida? É possível afirmar a escola como uma potência do infinito?

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Biografia do Autor

steferson zanoni roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

nahun thiaghor lippaus pires gonçalves

Doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Itapina.

tania mara zanotti guerra frizzera delboni, UFES

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

ROSEIRO, Steferson zanoni; LIPPAUS PIRES GONÇALVES, Nahun thiaghor; ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI, Tania mara. malditas invasões curriculares!. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.79312. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/79312. Acesso em: 30 abr. 2025.

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artigos

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