escola desinteressada: poesia como um caminho libertador e transformador na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.75501

Palavras-chave:

disinterested school, poetry, literature, public education

Resumo

Este texto oferece uma reflexão nascida de uma experiência com literatura, poesia e também filosofia na escola, com turmas do ensino fundamental nos anos iniciais. A experiência foi iniciada em 2011 e deu origem a um projeto de pesquisa, ensino e extensão, hoje em curso em escolas públicas. O projeto tem como fundamentação teórico-metodológica pensamentos críticos à escola voltada para a formação compreendida como utilitarista. Concepção esta que segue dominante, a despeito das inúmeras mudanças na base curricular, ao longo do tempo. Não parece razoável que a preocupação que promove as mudanças na organização curricular tome por base aspectos como o baixo rendimento na aprendizagem refletido em reprovações e “fracassos” ou no próprio abandono e evasão precoce da escola, sem que se questione as razões inerentes à experiência escolar. Diante desse fato, a reflexão aponta para a defesa de uma escola que possa ser compreendida como desinteressada na perspectiva de Gramsci e recorre à literatura e poesia como dispositivos para impulsionar o fazer pedagógico transformador. O estudo da literatura sobre poesia, assim como os resultados obtidos pela experiência em questão, permitem pensar uma concepção de escola revolucionária no sentido gramsciano e libertadora como propugnava Paulo Freire. Nesse sentido, propõe conexões com a felicidade, que conjuga o propósito da escola desinteressada com a filosofia de Epicuro. Na pesquisa, a poesia é compreendida como um caminho para se contemplar a valorização do lúdico, que é um aspecto dos mais relevantes para a aprendizagem nas infâncias.

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Biografia do Autor

maria onete lopes ferreira, Univerdade Federal Fluminense

Professora Categoria Associado III. Departamento de Educação do Instituto de Educação de Educação de Angra os Reis/Universidade Federal Fluminense. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE/UFF. Mestrado em Educação pela universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

FERREIRA, Maria onete lopes. escola desinteressada: poesia como um caminho libertador e transformador na escola pública. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–21, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.75501. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/75501. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências