Revista Teias

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. Teias publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros. Sendo organizada por números temáticos, aceita, portanto, apenas trabalhos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B1 (Educação) | DOI: 10.12957/teias


Imagem para capa da revista

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliotek CLASE DRJI Revista SOLETRAS no Latindex além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistemaOAI para consultas.

Notícias

 

Submissões abertas para V. 19, N. 53, 2018

 

V. 19, N. 53. (2018) - IMAGENS E SONS PARA ALÉM DAS ESCOLAS (Prazo para submissões até 30 de maio de 2018)

Organizadoras: Profa. Dra. Nilda Alves e Profa. Dra. Mailsa Passos

Nosso objetivo com este dossiê é trazer para a discussão outros ‘espaçostempos’ educativos que vêm sendo incorporados, ainda lentamente, aos estudos em Educação: repertórios culturais das populações afroameríndias, tais como terreiros e outros ‘espaçostempos’ religiosos;  movimentos sociais que tem como projeto a emancipação de populações historicamente subalternizadas; criações artísticas que dialogam, produzindo ‘conhecimentossignificações’ nos múltiplos ‘espaçostempos’ educativos.

Nessas redes educativas que formamos em nossos tantos cotidianos, as relações que experimentamos nelas, com tantos seres humanos semelhantes  e diferentes de nós, nos levam a criar múltiplas imagens e sons que permitem recriá-las em suas dimensões éticas e estéticas permanentemente. Tanto no que se refere às imagens – fixas e em movimento - quanto ao que se refere aos sons – da natureza e compostos com instrumentos por criadores que ‘usamos’ (Certeau) – vamos, nas pesquisas da Educação, organizando-as e produzindo-as, conseguindo compreender as tantas realizações humanas com estes artefatos.


 
Publicado: 2016-11-03
 
Outras notícias...

v. 18, n. 51 (2017): MICROPOLÍTICA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO

Sumário

Editorial

EDITORIAL PDF
Inês Barbosa de Oliveira, Rafael Marques Gonçalves 3-4

Apresentação

MICROPOLÍTICA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO PDF
Carlos Eduardo Ferraço, Antônio Carlos Amorim 5-13

Em Pauta

(In)visibilidades e poéticas indígenas na escola: atravessamentos imagéticos PDF
Alik Wunder, Alice Villela 14-32
Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares PDF
Maria da Conceição Silva Soares, Vanessa Maia Bardosa de Paiva, Leonardo Nolasco-Silva 33-50
Currículo, socialidade queer e política da imaginação PDF
Thiago Ranniery 52-67
OS PERIGOS DA ESCOLA SEM PARTIDO PDF
Karla Saraiva, Juliana Ribeiro de Vargas 68-84
JUVENTUDES EM MOVIMENTOS: MATERIALIDADES ESCOLARES, PERFORMATIVIDADES E INVENTIVIDADES PDF
Juliana de Favere, Geovana Mendonça Lunardi Mendes 85-100
Gestos (im)prováveis: ocupações e(m) afecções... PDF
Elenise Cristina Pires de Andrade, Elenilda Alves Brandão, Edivan Carneiro Almeida 101-114
Micropolíticas, currículos e formações nas invenções das escolas PDF
Danielle Piontkovsky, Maria Regina Lopes Gomes 117-133
O QUE ACONTECEU NA AULA? Políticas, currículos e escritas nos cotidianos da formação de professores numa universidade pública PDF
Maria Luiza Süssekind 134-148
ROLAND BARTHES E A AULA COMO FANTASIA IDIORRÍTMICA: PROPOSIÇÕES PARA UM VIVER-JUNTO PDF
Cistiano Bedin Costa 149-163

Elos

Quando Vidas Negras Importam.... De que vale o Currículo? PDF
Denise Taliaferro Baszile 164-174

Artigos

Uma pedagogia do diálogo e do coração: Grégoire Girard e Paulo Freire - dois intelectuais católicos a dois Continentes e dois Séculos de distância PDF
Peri Mesquida, Mauricio Eduardo Bernz, Abdeljalil Akkari 175-188
EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital Cultural e Percepções sobre a escola na Amazônia Amapaense PDF
Adalberto Carvalho Ribeiro, Sirliane da Costa Viana, Aldenise da Silva Rodrigues 189-209
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PDF
Ramofly Bicalho Santos 210-224
Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874) PDF
Paulo Sergio Marchelli 225-242
PRONATEC: UMA ABORDAGEM DA EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE - CAMPUS RIO BRANCO NO ANO DE 2014 PDF
Aldenisa de Lima Acácio Rossetto, Mário Sérgio Pedroza Lobão 243-260
BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura PDF
Daniella Carvalho Pereira dos Santos, João Batista Bottentuit Junior, Cássia Cordeiro Furtado 261-275
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise das perspectivas e limites PDF
Andréa Kochhann 276-292


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional