Desvendando a tapeçaria do currículo:
uma escrevivência da disciplina Ensino, Currículo e Práticas Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.81064Palavras-chave:
ciências, currículo, ensino, escrevivênciaResumo
No contexto da formação continuada de professores, a interação dialética é um fator fundante para a construção e socialização dos saberes oriundos de conhecimentos epistemológicos, sociais e culturais dos sujeitos. Nesse viés, estudantes e professores da disciplina Ensino, Currículo e Práticas Pedagógicas de um curso de doutorado em Ensino de ciências e matemática, viveram um constructo de ideias acerca da temática do currículo na educação básica e superior e, a partir disso, escreve-se neste trabalho a experiência coletiva e colaborativa vivida entre os sujeitos através do processo de escrita do nós, ora denominado “escrevivência”. O objetivo deste trabalho é escreviver as experiências e diálogos tecidos na disciplina supracitada, dando voz aos discentes (professores) a partir das narrativas de suas experiências de sala de aula sobre educação e currículo. Metodologicamente, usou-se como técnica de coleta de dados, as narrativas dos partícipes desta “(escre)vivência”, registos fotográficos e o diário de campo, classificando o trabalho como de abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objetivos e pesquisa-ação quanto aos procedimentos técnicos. Nessa perspectiva, há indícios de que uma consciência crítica, reflexiva, não-alienante e decolonial acerca do currículo emerge de discussões sólidas pautadas em referencias teóricos consistentes e da vivência pessoal de cada sujeito imerso no contexto de sala de aula.
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