Como reduzir a taxa de evasão nos cursos de licenciatura em ciências exatas?

Autores

  • Thais Santos Universidade Federal do Paraná
  • Wesley Dias de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • Mara Fernanda Parisoto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82872

Palavras-chave:

evasão , ciências exatas, ATD

Resumo

O curso de licenciatura em ciências exatas é uma graduação que habilita os alunos a ministrar aulas de física, química ou matemática. A evasão nos cursos de licenciaturas, especificamente das áreas das exatas, é tema de diversas investigações, as quais buscam compreender o que causa a desistência dos discentes no ensino superior e como diminuir essas desistências. Nesse sentido, procuramos conhecer os motivos que fizeram com que os alunos permanecessem no curso de licenciatura em ciências exatas em uma universidade federal da região oeste do Paraná. Para tanto, possuímos como questionamento: quais são os motivos que ocasionam a permanência e conclusão de um curso na área de exatas por parte dos estudantes? O que incentivou os acadêmicos a escolher o curso? Assim, entramos em contato com todos os formandos, até o ano de 2022, e marcamos uma entrevista, a qual ocorreu de forma remota e foi semiestruturada. Diante disso, escolhemos, como metodologia, a análise textual discursiva, a fim de construir novos sentidos sobre os fenômenos investigados. Ao final da análise, emergiram três categorias, a saber: i) fatores que fizeram os estudantes optarem pelo curso; ii) fatores que motivaram a permanência e a conclusão do curso e iii) dificuldades encontradas durante a graduação. Os resultados indicam que a escolha pelo curso de licenciatura em ciências exatas ocorreu devido ao interesse pelas disciplinas e por causa da paixão pelas ciências. Ademais, o que motivou os estudantes à conclusão da graduação foram as amizades feitas durante o processo, além de bolsas ofertadas pela universidade e a garra dos docentes, os quais não desistiram de lutar por uma educação de qualidade.

Downloads

Publicado

21-02-2025

Como Citar

SANTOS, Thais; DIAS DE ALMEIDA, Wesley; FERNANDA PARISOTO, Mara. Como reduzir a taxa de evasão nos cursos de licenciatura em ciências exatas?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82872. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82872. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua