Filosofia para crianças ou filosofia com crianças?

proposições de Mattew Lipman e Walter Kohan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82133

Palavras-chave:

ensino de filosofia, Mattew Lipman, Walter Kohan, criança, infância

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do pensamento de Matthew Lipman e Walter Kohan para a compreensão da relação entre educação, filosofia, infância e criança. A pesquisa adota uma abordagem teórico-bibliográfica, com método qualitativo e analítico-hermenêutico. As questões norteadoras do estudo são: Quais os principais pontos de convergência e divergência entre as propostas de Lipman e Kohan no que diz respeito à filosofia para/com crianças, considerando tanto a teoria quanto a prática educacional? De que forma as críticas de Walter Kohan à proposta de Matthew Lipman contribuem para uma compreensão mais ampla sobre os desafios e possibilidades da filosofia voltada para as crianças na educação contemporânea? Tendo em vista estas questões, a estrutura do texto divide-se em três partes: a primeira contextualiza os dilemas e avanços da expressão filosofia para/com crianças, seguida pela apresentação do percurso e influências teóricas de Lipman em seu projeto de filosofia para crianças e, por fim, a exposição do pensamento de Kohan e suas contribuições para a filosofia com crianças. Nas considerações finais, retoma-se a problemática realizada e aponta os desafios tanto em Lipman ao desenvolver uma proposta estruturada e padronizada, quanto em Kohan ao defender uma composição mais flexível, adaptável a diferentes contextos. Assim, essas abordagens oferecem distintos caminhos para fomentar o pensamento crítico e reflexivo na infância, ressaltando a diversidade de enfoques e seus efeitos na prática educacional contemporânea.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

DA SILVA MARQUES, Alexsandro. Filosofia para crianças ou filosofia com crianças? proposições de Mattew Lipman e Walter Kohan. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82133. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82133. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua