Os usos das tecnologias como direito à educação de jovens e adultos:

o que pode o acesso aos recursos digitais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82653

Palavras-chave:

tecnologias, cotidiano escolar;, políticas públicas;

Resumo

Trata da problematização dos usos das tecnologias digitais, pela visibilidade das experiências tecidas por professores e estudantes da educação de jovens e adultos, no ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Vila Velha. Objetiva compreender o acesso às tecnologias que pode funcionar como meio de transformação do conhecimento e aprendizagem nos cotidianos escolares, articulando os usos dessas tecnologias às políticas públicas instauradas no âmbito municipal, no contexto de pós-pandemia. Além disso, indaga o acesso na/da escola aos recursos tecnológicos, enquanto direito à educação, bem como as ações do poder público na disponibilização de tais recursos às unidades de ensino. Interessa também o entendimento de como tais tecnologias digitais podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem nos cotidianos escolares da EJA. Como aparato metodológico, tece experimentações a partir da pesquisa com os cotidianos escolares, na intercessão teórica de Alves (2003), Brigagão (2016), Carvalho e Alves (2021), dentre outros. Assim, conclui que o acesso às tecnologias digitais pode funcionar como um instrumento de aprendizagem interativa, porém, existe a necessidade iminente de ampliação das políticas públicas para acesso às tecnologias e internet de qualidade, bem como investimento nas políticas de formação docente para fortalecimento dos contextos educativos na EJA.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

COSTA PRATES, Maria Riziane; NASCIMENTO, Arildo; BARCELOS DOS SANTOS, Gilcimar. Os usos das tecnologias como direito à educação de jovens e adultos:: o que pode o acesso aos recursos digitais?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82653. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

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