Os usos das tecnologias como direito à educação de jovens e adultos:
o que pode o acesso aos recursos digitais?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82653Palavras-chave:
tecnologias, cotidiano escolar;, políticas públicas;Resumo
Trata da problematização dos usos das tecnologias digitais, pela visibilidade das experiências tecidas por professores e estudantes da educação de jovens e adultos, no ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Vila Velha. Objetiva compreender o acesso às tecnologias que pode funcionar como meio de transformação do conhecimento e aprendizagem nos cotidianos escolares, articulando os usos dessas tecnologias às políticas públicas instauradas no âmbito municipal, no contexto de pós-pandemia. Além disso, indaga o acesso na/da escola aos recursos tecnológicos, enquanto direito à educação, bem como as ações do poder público na disponibilização de tais recursos às unidades de ensino. Interessa também o entendimento de como tais tecnologias digitais podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem nos cotidianos escolares da EJA. Como aparato metodológico, tece experimentações a partir da pesquisa com os cotidianos escolares, na intercessão teórica de Alves (2003), Brigagão (2016), Carvalho e Alves (2021), dentre outros. Assim, conclui que o acesso às tecnologias digitais pode funcionar como um instrumento de aprendizagem interativa, porém, existe a necessidade iminente de ampliação das políticas públicas para acesso às tecnologias e internet de qualidade, bem como investimento nas políticas de formação docente para fortalecimento dos contextos educativos na EJA.
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