A capoeira e o atendimento educacional especializado para estudantes com TEA:
dimensões afetivas, sociais e cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82239Palavras-chave:
atendimento educacional especializado, capoeira, formação inicial de professoresResumo
Neste ensaio, problematiza-se como a capoeira dialoga com o atendimento educacional especializado e traz importantes significados no processo de ensino e aprendizagem para estudantes com TEA, garantindo três dimensões: afetivas, sociais e cognitivas. Para tanto, pretende-se trazer relatos de experiências a partir de aulas na licenciatura de pedagogia e educação física na cidade do Rio de Janeiro, especificamente na Baixada Fluminense, onde os estudantes produzem conhecimento acerca da capoeira e de sua importância no cotidiano da escola. Além disso, objetiva-se trazer a experiência desse atendimento especializado na educação básica, na cidade de Araruama, onde a deficiência é vista na perspectiva dos direitos humanos. Utilizou-se referenciais teóricos que dialogam com a educação física escolar e com a educação especial na perspectiva inclusiva, sobretudo no que se refere ao atendimento educacional especializado – AEE. Como provocações, propõe-se a necessidade de dialogar sobre capoeira e a sua relação no atendimento aos estudantes-público da educação especial como uma possibilidade de suporte educacional especializado no processo de ensino e aprendizagem. Discute-se, também, a importância de refletir sobre essa temática na formação inicial de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.