A capoeira e o atendimento educacional especializado para estudantes com TEA:

dimensões afetivas, sociais e cognitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82239

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, capoeira, formação inicial de professores

Resumo

Neste ensaio, problematiza-se como a capoeira dialoga com o atendimento educacional especializado e traz importantes significados no processo de ensino e aprendizagem para estudantes com TEA, garantindo três dimensões: afetivas, sociais e cognitivas. Para tanto, pretende-se trazer relatos de experiências a partir de aulas na licenciatura de pedagogia e educação física na cidade do Rio de Janeiro, especificamente na Baixada Fluminense, onde os estudantes produzem conhecimento acerca da capoeira e de sua importância no cotidiano da escola. Além disso, objetiva-se trazer a experiência desse atendimento especializado na educação básica, na cidade de Araruama, onde a deficiência é vista na perspectiva dos direitos humanos. Utilizou-se referenciais teóricos que dialogam com a educação física escolar e com a educação especial na perspectiva inclusiva, sobretudo no que se refere ao atendimento educacional especializado – AEE. Como provocações, propõe-se a necessidade de dialogar sobre capoeira e a sua relação no atendimento aos estudantes-público da educação especial como uma possibilidade de suporte educacional especializado no processo de ensino e aprendizagem. Discute-se, também, a importância de refletir sobre essa temática na formação inicial de professores.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

GUTHIERREZ, Carla Cordeiro Marçal y; PERELLI DOS SANTOS, João Marcus. A capoeira e o atendimento educacional especializado para estudantes com TEA:: dimensões afetivas, sociais e cognitivas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82239. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82239. Acesso em: 22 maio. 2025.