Um estudo das representações do elétron em livros didáticos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.80750Resumo
A compreensão das representações e fenômenos referentes aos elétrons fundamenta interpretações de variados conceitos químicos, físicos e biológicos. Tendo em vista sua relevância, este trabalho teve como objetivos investigar, nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, os tipos e quantidades de representações do elétron empregadas, identificar a quais conteúdos as representações estão conectadas e realizar considerações sobre a abordagem dessas representações no ensino de ciências à luz do referencial da Transposição Didática de Chevallard. A natureza desta pesquisa é quantitativa e a análise de dados foi fundamentada na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram analisados 42 livros didáticos de 7 coleções diferentes. Os resultados mostram a existência de 18 tipos de representações de elétrons e falta de consenso entre os autores sobre o modo de representar os elétrons em determinados conteúdos. Observou-se predomínio da interpretação corpuscular e insuficiências no aspecto ondulatório. Constata-se a necessidade de que os professores observem atentamente as diferentes representações empregadas nos livros didáticos e que as elucidem aos estudantes a fim de evitar problemas de aprendizagem em química.
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