A temática da corporeidade negra em alguns relatos de pessoas negras estudantes da EJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82602Palavras-chave:
educação de jovens e adultos (EJA), letramento racial crítico, corporeidade negra, discriminações raciaisResumo
Sob o foco temático do respeito às diferenças étnico-raciais e seu caráter indissociável do direito à educação de jovens, adultos e idosos, o artigo aborda a corporeidade negra, na perspectiva do letramento racial crítico, tendo como objetivo investigar a percepção das pessoas negras egressas da educação de jovens e adultos em relação à representatividade e valorização do corpo negro, tanto dentro da EJA quanto em suas experiências escolares pregressas. Também objetivou identificar lacunas e desafios na abordagem do tema da negritude no ambiente educacional. Com enfoque metodológico qualitativo e tendo como instrumento de coleta de dados formulários digitais construídos de forma colaborativa pelas autoras e pelo autor, a pesquisa revela a escassez de exposição e tratamento da temática racial nas trajetórias escolares das pessoas pesquisadas, que também evidenciaram em seus relatos a importância de reconhecer e enfrentar as discriminações enfrentadas pelos corpos negros na sociedade e no ambiente escolar. Evidencia-se, a título de conclusão, a necessidade de ampliar a discussão sobre a corporeidade negra, promovendo formação docente mais consciente das questões raciais, das vulnerabilidades enfrentadas pelos corpos negros e pautada em práticas educativas mais engajadas em uma educação antirracista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.