Conexão de saberes:
A construção de uma escola família na Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.81254Palavras-chave:
sustentabilidade, alternância, organização comunitáriaResumo
Esta pesquisa busca compreender a percepção de comunitários sobre o processo de construção de uma escola família na Amazônia brasileira, com ênfase na educação popular freiriana e valorização dos saberes socioculturais construídos na práxis. Adotou-se a metodologia participativa com temas geradores, com 15 integrantes da Associação da Escola Família Agroextrativista do Bailique (AEFAB). Os resultados demonstram que as famílias participes relacionam a existência de uma escola família com a possibilidade da educação para sustentabilidade, redução do êxodo rural e permanência da juventude no território. Apesar disso, a percepção dos comunitários é que não existe clareza sobre as tomadas decisões para a implementação da Escola Família Agroextrativista do Bailique (EFAB) e há ausência de diálogo entre a diretoria da associação e as famílias. O processo de idealização e construção da EFAB representa a luta e re-existência para o acesso à educação gratuita e de qualidade para os povos do campo, das águas e da floresta, com o entendimento de que a escola representa a certeza de que seus direitos sociais sejam alcançados, para isso é necessário se alicerçar na própria pedagogia da alternância, tornando-se um espaço construído pelos povos ribeirinhos amazônicos, no qual se considera os múltiplos atores e complexidades sociais.
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