Conexão de saberes:

A construção de uma escola família na Amazônia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.81254

Palavras-chave:

sustentabilidade, alternância, organização comunitária

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a percepção de comunitários sobre o processo de construção de uma escola família na Amazônia brasileira, com ênfase na educação popular freiriana e valorização dos saberes socioculturais construídos na práxis. Adotou-se a metodologia participativa com temas geradores, com 15 integrantes da Associação da Escola Família Agroextrativista do Bailique (AEFAB). Os resultados demonstram que as famílias participes relacionam a existência de uma escola família com a possibilidade da educação para sustentabilidade, redução do êxodo rural e permanência da juventude no território. Apesar disso, a percepção dos comunitários é que não existe clareza sobre as tomadas decisões para a implementação da Escola Família Agroextrativista do Bailique (EFAB) e há ausência de diálogo entre a diretoria da associação e as famílias. O processo de idealização e construção da EFAB representa a luta e re-existência para o acesso à educação gratuita e de qualidade para os povos do campo, das águas e da floresta, com o entendimento de que a escola representa a certeza de que seus direitos sociais sejam alcançados, para isso é necessário se alicerçar na própria pedagogia da alternância, tornando-se um espaço construído pelos povos ribeirinhos amazônicos, no qual se considera os múltiplos atores e complexidades sociais.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

SILVA GOMES, Raimunda Kelly; CALADO, Janaina Freitas. Conexão de saberes:: A construção de uma escola família na Amazônia, Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.81254. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/81254. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua