Relações entre o direito à educação e a educação para o desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82733

Palavras-chave:

direito à educação;, desenvolvimento sustentável;, Educação 2030.

Resumo

O texto, decorrente de uma pesquisa em andamento, tem por objetivo apresentar as relações entre o direito à educação e a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), preconizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O corpus investigativo, composto pelo documento Educação 2030: Declaração de Incheon-Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e Equitativa e à Educação ao Longo da Vida para Todos é analisado com base nas orientações de Cellard. Para a incursão analítica-reflexiva, dialoga com outros dispositivos difundidos pela UNESCO atinentes às relações entre a educação e o desenvolvimento sustentável. Resultados apontam que a ênfase nas relações entre a EDS e o direito à educação aparecem neste documento, não sendo essas relações acentuadas nas Declarações anteriores que o antecederam, apesar de a temática educação e desenvolvimento ter sido foco da UNESCO em décadas anteriores. Essas relações também demonstram as articulações entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Educação 2030 - Declaração de Incheon, proposta pela UNESCO, e indicam um ideário educativo alicerçado na concepção da educação como um direito de todos, um bem público e um dos meios para se concretizar os demais direitos essenciais à dignidade humana; o desenvolvimento sustentável; a justiça social; a inclusão; e o respeito à diversidade cultural, linguística e étnica. Este conjunto de indicativos corrobora o compromisso da UNESCO com todos os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ampliando seu foco para além do ODS4: Educação de Qualidade.

Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Estácio de Sá

 

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

FANFA SARMENTO, Dirléia; MENEGAT, Jardelino; MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre. Relações entre o direito à educação e a educação para o desenvolvimento sustentável. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82733. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82733. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

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