Abordagem socioemocional no filme Encanto

contribuições para a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.80825

Palavras-chave:

cinema e educação, relações interpessoais, saúde mental

Resumo

Os filmes podem ser utilizados em aulas com a finalidade educativa, possibilitando a criação de espaços para múltiplas reflexões em sala de aula. Procuramos inserir a temática da formação socioemocional na educação básica através de discussões a partir de um filme comercial. Nesse sentido, o presente estudo busca relacionar o filme Encanto (Disney) com a influência das relações interpessoais na dimensão socioemocional dos sujeitos. A metodologia consiste na análise fílmica francesa. É proposto o reendereçamento do filme e, para isso, são destacados pontos que potencialmente articulam discussões e reflexões a respeito dos sofrimentos que podem compor a formação socioemocional dos estudantes. Encanto pode ser utilizado no ensino fundamental, visando discussões a respeito das relações familiares, traumas, luto, expectativas e frustrações, sobrecarga e estafa mental, ansiedade, supressão dos próprios desejos e falta de percepção de si. Sendo assim, o reendereçamento do filme Encanto pode ser integrado em propostas educativas que procurem abordar aspectos socioemocionais que atravessam a sala de aula no ensino fundamental.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

SOUZA FILHO, Luiz Alberto de; ESPINOLA DE SIQUEIRA, Andréa. Abordagem socioemocional no filme Encanto: contribuições para a educação básica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.80825. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80825. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua