Narrativas do nascedouro à desembocadura:

um constructo metodológico em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82366

Palavras-chave:

narrativas, pesquisa em educação, constructo metodológico

Resumo

A palavra narrativa tem sido usada para designar relatos, histórias, conversas; nascem do cotidiano das pessoas. Este artigo discute os conceitos de narrativa, sua expansão em diferentes campos de pesquisa, principalmente, em educação, e têm sido utilizados à educação como constructo metodológico. Foi apresentada a variedade de narrativas e estas, na conjuntura da pesquisa em educação. Discutiu-se a potência das narrativas nas produções acadêmicas como elemento auxiliar ao pesquisador, para interpretar, analisar e coordenar os acontecimentos relatados em diversificados cenários, incididos aqui, em educação, contextualizados em tempos e espaços diversos que fazem parte das investigações nas pesquisas educacionais contemporâneas, em função da amplitude das ciências sociais. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica de autores que versam sobre o tema, encontrado em artigos, dissertações e teses, pesquisado no Google Acadêmico e na plataforma Sciello. Conclui-se que as narrativas são elementos importantes na pesquisa educacional, uma vez que levantam percepções e conhecimentos, até então, não percebidas no ambiente escolar, que são importantes na compreensão e revitalização da educação.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

VILAS-BOAS, Magda Lucia; BARNABÉ CORRÊA, Thiago Henrique. Narrativas do nascedouro à desembocadura: : um constructo metodológico em educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82366. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82366. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua