Narrativas do nascedouro à desembocadura:
um constructo metodológico em educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82366Palavras-chave:
narrativas, pesquisa em educação, constructo metodológicoResumo
A palavra narrativa tem sido usada para designar relatos, histórias, conversas; nascem do cotidiano das pessoas. Este artigo discute os conceitos de narrativa, sua expansão em diferentes campos de pesquisa, principalmente, em educação, e têm sido utilizados à educação como constructo metodológico. Foi apresentada a variedade de narrativas e estas, na conjuntura da pesquisa em educação. Discutiu-se a potência das narrativas nas produções acadêmicas como elemento auxiliar ao pesquisador, para interpretar, analisar e coordenar os acontecimentos relatados em diversificados cenários, incididos aqui, em educação, contextualizados em tempos e espaços diversos que fazem parte das investigações nas pesquisas educacionais contemporâneas, em função da amplitude das ciências sociais. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica de autores que versam sobre o tema, encontrado em artigos, dissertações e teses, pesquisado no Google Acadêmico e na plataforma Sciello. Conclui-se que as narrativas são elementos importantes na pesquisa educacional, uma vez que levantam percepções e conhecimentos, até então, não percebidas no ambiente escolar, que são importantes na compreensão e revitalização da educação.
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