Ensino de ciências na EJA:
refletindo sobre direitos e pautas silenciadas nos documentos legais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82564Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, EJA, ensino de ciências, documentos legais, pautas silenciadasResumo
O presente artigo discute o ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos (EJA) em um contexto de pluralidade, destacando a relevância de currículos emancipatórios capazes de promover transformações sociais. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado na análise documental (Cellard, 2008) das Resoluções CNE/CEB 1/2000, CNE/CP 2/2017 e CNE/CEB 1/2021, com o objetivo de identificar pautas formativas essenciais para os jovens, adultos e idosos da EJA que são negligenciadas nesses documentos. A base teórica é sustentada por Arroyo (2013, 2017), Catelli Júnior (2019, 2021), Di Pierro (2017, 2023) e Paiva (2019, 2021). Os resultados evidenciam um retrocesso nas diretrizes curriculares da EJA, ressaltando a necessidade de desconstruir o discurso científico tradicional em prol das especificidades dessa modalidade de ensino. Propostas interdisciplinares que integram literatura e ensino de ciências revelam-se eficazes ao trazer à tona questões do cotidiano dos estudantes, abordagens que permanecem silenciadas nas habilidades prescritas pela BNCC.
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