Ensino de ciências na EJA:

refletindo sobre direitos e pautas silenciadas nos documentos legais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82564

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, EJA, ensino de ciências, documentos legais, pautas silenciadas

Resumo

O presente artigo discute o ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos (EJA) em um contexto de pluralidade, destacando a relevância de currículos emancipatórios capazes de promover transformações sociais. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado na análise documental (Cellard, 2008) das Resoluções CNE/CEB 1/2000, CNE/CP 2/2017 e CNE/CEB 1/2021, com o objetivo de identificar pautas formativas essenciais para os jovens, adultos e idosos da EJA que são negligenciadas nesses documentos. A base teórica é sustentada por Arroyo (2013, 2017), Catelli Júnior (2019, 2021), Di Pierro (2017, 2023) e Paiva (2019, 2021). Os resultados evidenciam um retrocesso nas diretrizes curriculares da EJA, ressaltando a necessidade de desconstruir o discurso científico tradicional em prol das especificidades dessa modalidade de ensino. Propostas interdisciplinares que integram literatura e ensino de ciências revelam-se eficazes ao trazer à tona questões do cotidiano dos estudantes, abordagens que permanecem silenciadas nas habilidades prescritas pela BNCC.

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Publicado

21-02-2025

Como Citar

MATTOS, Christiane Sheyla Magalhães de; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. Ensino de ciências na EJA:: refletindo sobre direitos e pautas silenciadas nos documentos legais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 80, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82564. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua